terça-feira, 4 de agosto de 2009

Quem tem ouvidos, ouça... e depois, dê descarga!

Mário de Andrade me é lembrado em muitas ocasiões em uma pequena frase de Macunaíma... "antes fanho, que sem nariz"... Vez ou outra (nos últimos tempos) venho usando uma parecida... "Antes escutar besteira, que ser surda" e vos digo agora, antes ler bobagens, do que ser cego!

Dentre as besteiras que ouço, ouvi uma ontem que me deixou perplexa. Os personagens serão ocultados, para minha segurança... Fato é que na escola a qual 'vendo' aulas, uma professora já antiga na profissão (nada pessoal pelo fato de ser antiga na profissão, acredito que mesmo nova pensava exatamente como pensa) feriu meus ouvidos ao aconselhar a mim, e mais duas colegas, recém chegadas à escola; A citada, com todas as letras aconselhava: "professoras, vocês, meninas novas, bonitas, gente, vão procurar outra coisa pra fazer. Larguem isso. Eu um dia desses estava pensando, ia largar isso, mas pensei, o que eu, burra velha, vou fazer da vida? Nada, tenho de aposentar nessa bosta! Vocês não, dá tempo."
Enauseada, apenas sorri. Se ela entende, entendeu o sarcasmo no meu sorriso. O sarcasmo e o desprezo! O que resta então à edeucação? As velhas burras, com seus retrógrados métodos e suas formas nada amigáveis de tratar nossos alunos? Certamente quando começava na profissão, já começou por não sentir-se capaz de mais nada, mas colega, você é capaz de lecionar?
Contudo, não a culpo apenas. As vezes as pessoas acabam ficando numa coisa na qual não tem aptidão, ou mesmo vontade. E acho que é o caso. O tempo foi passando, e a colega pegando mais e mais trabalho... Trabalha nos três turnos, adoece sempre (obviamente) e não dá a mínima a importancia da Educação na vida dos alunos.
É lamentável que tenha de ouvir isso. Felicita-me saber que é possível ignorar e seguir fazendo meu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário