quinta-feira, 24 de setembro de 2009

MAIS uma

Esta semana na escola ocorreu-me um fato interessante, daqueles em que vemos a disseminação e assimilação dos discursos.
Uma colega perguntou-me o que eu era. No contexto, o que eu era significava, católica, protestante, espírita... ao responder a profissão de minha fé, um outro colega, em bom som disse-nos... Eu não gosto nem de Padre, nem de Pastor. E argumentou: "Pastor, vive falando em dinheiro, e Padre, em Reforma Agrária". E continuou "não sei o que Padre tem que falar de Reforma Agrária, ser besta, quer terra compra"! Não vi da hora que emendei "E tem de falar mesmo. Deus deixou a terra para Abraão e sua posteridade, a terra é de todos"...
Mas o cara continuou seu discurso reprodutivista... Não repito, todos imaginam... Terminou com declaração de repúdio ao MST e achando-se grande pensador ao dizer " o povo que ganha terra, que ganha casa, não vai cinco anos vende"...
Bom, esse papo todo foi pra falar de uma coisa muito presente nas cidades... a especulação imobiliária e as 'políticas de moradia'...
As introduções, servem para pessoas como meu citado colega encontrem-se e talvez, a partir de então, ao menos iniciem-se na possibilidade de mudar de opinião. Iniciem, pois não aprofundar-me-ei, fiz isso num artigo científico, chega!
Bom, as políticas de moradia são excludentes... tiram o sujeito do convívio da cidade, afastando-o da vida urbana que tinha; residia mau nos barrancos, onde estava próximo de tudo, as vezes não precisava do busão pra trampar e tal. Aí, na política de habitação, é levado ao nada... São levados aos loteamentos com pouca ou nenhuma infra-estrutura, apesar de haver Leis que proibem loteamentos sem estrutura serem vendidos, eles o são. E lá, nada tem... um ônibus que passa a 2Km, sem saneamento, sem iluminação, sem segurança, sem vizinhança, sem tudo! e aos poucos, caso a luta dos moradores realize-se na concretude de melhorias, aumento nos impostos... local meia boca, revolta dos moradores, necessidades gerais, impostos mais caros...
E chegando as melhorias, poucas, que sejam, continuam-se a venda dos terrenos, e cada vez mais, um valoriza o outro... aí rola a malandragem das imobiliárias. E vende aqui, aumenta ali. Na rua que tem duas casas vendidas, vende mais e mais, e mais caro.
E os impostos, subindo.
Eis uns dos motivos que não vai cinco anos, quem ganhou casa vende! E moço, alguns conseguem acompanhar viu... pastam, mas continuam lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário