quarta-feira, 28 de outubro de 2009

AMOR (IN) condicional


Há uns dias o companheiro Darley veio nos agraciar em http://foraniajovem.blogspot.com com as reflexões acerca do Amor. E nessas reflexões, observo que devemos e muito, ampliar mesmo nossos conceitos sobre o Amor. A concepção de Amor como coisa de carne, fez com que muitos de nós esquececemos o que os discípulos a Caminho de Emaús ao verem Cristo revelado na fração do Pão sentiram... sentiram o amor incondicional ao próximo... "E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava" Lc 24, 32.
Sentir o ardor no coração que Cleófas e seu amigo sentiram, não se sente com os amores sejam eles carnais, platônicos ou o "amor da vida" de um ano, aquele que no ano seguinte, não queremos nem ouvir falar...
O exercício de amar, exercício sim o considero pelo fato de termos de aos poucos libertarmos do que nos impede de verdadeiramente amar e de expressar essa nossa afetividade; Particularmente, gosto muito de abraços... não sei, mas parece que ao abraçarmos, sentimos um coração próximo do outro, e claro, culturalmente somos levados mesmo a acreditar que o coração é a fonte de amor e afeto. Sei que num abraço, sinto a proximidade com as pessoas. E venho observando mesmo a dificuldade que uns e outros tem (reforma ortográfica, esse tem tem acento ainda?) de abraçar-se... Em muitos momentos, junto aos jovens e adolescentes, é necessário mesmo dizer "neste momentos não somos homens nem mulheres, somos pessoas que se abraçam"... e o pessoal ainda trava.
O que o mundo perdeu na concepção de amor foi exatamente isso. O entendimento de que amor, é muito maior do que as questões de gênero e que, deixar-se sentir o 'coração em brasas' é muito maior que desejos carnais e orgasmos. Nos, 'tempos modernos' vivemos o amor condicional... Existem condições para amarmos... amamos quem nos convém, quem nos 'apetece', quem achamos aparentemente belos, quem tem boas relações sociais, quem tem bons amigos, quem tem confortáveis situações financeiras, quem pensa milimetricamente igual a nós, quem é perfeitinho... Amamos quem nos ilude, quem nos ampara quando precisamos, quem puxa nosso saco e passa a mão em nossas cabeças quando cometemos erros... Amamos quem nos agrada e agrada a nossos amigos e parentes, amamos as coisas superficiais... Amamos sem sentir o ardor no coração; Pois nos 'tempos modernos' amar incondicionalmente não tem lugar... Amar como Cristo amou,não cabe mais. É ultrapassado. Mesmo que dizemos AMAR e SEGUIR este Cristo. E AMOR INCONDICIONAL significa amar quem quer que seja e de diversas formas... E dessas formas, que a própria sociedade inventou para fragmentar o amor, acredito que EXISTA APENAS UMA... o AMOR FRATERNO. Até mesmo na escola, [ironicamente] laica, aprendemos que amor fraterno seria o amor entre irmãos, e ensinam ainda as outras fragmetações de amor... ERRO! Amor não se parte, não se fragmenta. Amor Fraterno, está relacionado ao amor entre irmãos, portanto, deveria existir um só amor, exatamente esse... No Cristianismo aprendemos que somos irmãos. Portanto, o amor a que deveriam reverir-se, é exatamente este, o amor entre irmãos, do qual pode ainda derivar amor filial, conjugal etc.
E finalizando, esse AMOR FRATERNO E INCONDICIONAL quem consegue sentir, sente o coração abatido exatamente como sentia os discípulos a caminho de Emaús ao ver os rumos que os tempos modernos levam o amor, ao ver uma pessoa bater em outra pela rua, ao ver crianças e adultos disputando espaço com carros nas avenidas puxando uma carroça de lixo, ao ver um menino cheirando cola, ao ver algúem morto pela violência no trânsito, ou ouvir história de que alguém foi sexualmente violentado... ouvir isso, e não desejar o mesmo ao violentador, quando este chegar à prisão... pois na concepção de amor incondicional, a condição de ser estuprador, não o faz menos digno de ser amado... AMOR FRATERNO E INCONDICIONAL, é mesmo ainda (isso para mim principalmente), ver que também aqueles que defendem as Leis e a Ordem na sociedade, são tão dignos de ser amados quanto os que vivem atrás das grades, ou em meio ao tráfico, pois são todos vitmas da concepção deturpada de amor, a qual hoje, é apresentada.
E sente arder o coração, quando vê uma pequena injustiça que seja, sendo superada...

3 comentários:

  1. Você tem razão no que disse Aline, mas estou longe de ter esse amor incondicional. Bom, talvez eu nem saiba o que é o amor. Acho que vou escrever um Artigo acerca do amor em meu blog... Não sei to pensando....

    ResponderExcluir