domingo, 4 de julho de 2010

JUIZO DE VALOR OU PRECONCEITO?

Sou preconceituosa! Admito, sou sim... Mas diversas vezes acabo entrando em crise e penso, não é preconceito, já se tornou juízo de valor!

Procurando o que fazer, não que não tenha, apenas estou adiando monte de obrigações - não levo muito a sério o ditado, primeiro obrigação, depois diversão - (até porque não estou me divertindo agora), foleei as páginas on-line do Diário da Manhã, encontrei uns artigos lá relacionados com a Copa do Mundo, inclusive indico leitura do E agora, patriotas de capô? http://www.dmdigital.com.br/index.php?edicao=8271&contpag=1 e entre outras coisas, mais uma entre as milhares de babaquices que se escrevem nos papéis, que, ainda não rejeitam nada! E lá, trazia uma gigantesca reportagem sobre a saga - é um suplício aguentar, ainda bem que não leciono mais para a segunda fase do ensino fundamental, as pré-adolescentes loucas pelo Vampiro e o lobisomem, davam nos nervos - O Crepúsculo.

A reportagem trazia entre outras babaquices como disse, as 'qualidades' dos dois personagens que a mídia faz de belos e enlouquece menininhas e ainda resultados de uma enquete com mulheres a respeito dos tais... E lá se iam umas dizendo que preferiam um, outra que preferiam outro... Engraçado, que sonham em ter um Jacob ou um Edward em suas vidas... Sonham com suas frases que só existem em personagens e com os amores sempre tão falados nos contos românticos... Ahhhhhhhhhhhhhhh, você diz isso porque já tem seus 25, já passou dessa fase! Digo-vos, nunca tive essa fase! E me pergunto o que será das meninas que na entrevista, mostram que não distinguem realidade de personagem de filme?

Noticia-se também no Diário, que nos ultimos 10 anos, de acordo com o Mapa de Violência de 2010, por dia 10 mulheres foram assassinadas e geralmente os crimes tiveram por motivação a necessidade masculina - não traço generalizações - de dominar as companheiras e não aceitar que elas, tomando caminhos nos relacionamentos, rompessem com a opressão. A matéria também não vem do nada, vem recheada e motivada pelo caso do goleiro urubu e da enrolada dele.

O que venho traçar aqui é o paralelo, será que estas meninas que sonham com Vampiros e Lobisomens estão atentas ao que vem acontecendo no mundo? Não observam as enigmáticas figuras, e que o mundo está permeado de Lobos em peles de cordeiros? Vampiros em peles de cordeiros?

Ahhhh, meu pai sempre dizia melhor uma faxineira em casa do que o poster da Adriane Galisteu - em seus bons tempos - na parede. Tá, ele não me dizia assim, dizia antes um pedreiro no quintal que a fotografia do Leonardo Di'Cáprio na parede. Na época, tinha lá meus treze, quatorze anos, era ridicularizada pelas menininhas da escola que enchiam-se de posters desse mesmo Di Cáprio e me achavam estranha por não gastar dinheiro nem tempo com tais babaquices. Hoje vejo que nada mudou, as menininhas continuam sonhando com personagens de cinema, ignorando as realidades que estão ao seus redores, sujeitas à qualquer lobo em pele de cordeiro que imite comportamentos de Jacob ou de Edward... Eu continuo com meus preconceitos, Pattinson, como Cedrico, não arrancou suspiros... não quiseram fazer dele o galã da serie Harry Potter, e digo, o pbicho pode ser feio, horrendo, péssimo ator, que se quiserem fazer muitos engolirem-no, muitos o engolirão com gosto! Daqui uns dez anos, vejamos se estes dois aí se firmam no mercado, com enredos profícuos, e não meros passatempos... Di Cáprio pode mostrar que não é um rostinho que lançaram. E os demais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário