quinta-feira, 1 de julho de 2010

Rigidez Cadavérica!

É tanta coisa para escrever que nem consigo, nem venho conseguindo! É assunto a dar com pau, aí não é que ignoro-os, não organizo-os!

O escafandro abaixo, inspira-me sobre muitas coisas... dentre elas, o movimento! Anhhh? Escafandro, movimento? Explico.

Revolucionário no início do século 19, importantíssimo para as descobertas marinhas, o escafandro remete, com o 'umbilical' - espécie de cordão que permitia a retirada do oxigênio para o mergulhador - preso, e um peso de aproximadamente 100Kg a parafernália pode ser útil para traçar inúmeras metáforas... Augusto Boal denominava princípio do escafandro sua teoria de enrigecimento social... complexo para quem visita o assunto de cara! Segundo este, as pessoas passam por um processo de enrigecimento muscular, engessamento social dos movimentos e por aí vai! O escafandro, com seus mais de 100Kg, rigidez metálica e o umbilical não permitia movimentos livres... certamente permitia movimentos pouco expressivos, frios, rígidos e controlados pelo cordão que o sustetava...

Assim analiso muitos dos movimentos nessa sociedade... frios, pouco expressivos, rígidos e controlados por uma espécie de umbilical.

Há alguns que me perguntam, 'de onde tiras isso? nunca vimos tanto movimento, nunca vimos tantos corpos expostos, dançando, cantando, correndo, malhando!' Dis que continuo a dizer... o princípio do escafandro, a rigidez social se instala nos corpos que falam, agitam-se, dançam, malham, jogam futebol! Fazem isso em nome do que, em nome de quem, por quais motivos? O umbilical é o senhor destas ações... Existem rígidos movimentos nos quadris que balançam bundas, rígidos movimentos nas ginásticas fabricadas, rígidos movimentos dos que falam em nome de outros, rígidos movimentos dos que defendem uma camista amarela com salpicos verdes e fazem a cabeça de um povo... todos, ligados a um umbilical que controla e comanda as ações.

Hoje, to irritada, não vou nem aprofundar! Apêndices de um prefeito fantoche, fantoches por tabela, aprovaram um projeto de Lei que racha mais uma vez os interesses da população, os interesses dos Profissionais da Educação de Goiânia e divide-os, como se pudessem fatiar a categoria como fazem, de mentira, nos seus partidos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário