quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Quem quer ser um milionário

Há quem oriente que, naquilo que não sabemos muito, não metemos o bedelho! Eu particilarmente, muitas das vezes concordo com isso! Competência Técnica! Fundamental para uma série de coisas... Mas vou me aventurar! Se alguém não gostar, lembro-me de uma bela frase meio que 'slogan' do Diário de Um Bobo da Corte

Quem tiver afim de conferir...

Eis que venho falar sobre filme! Já me aventurei a respeito de alguns, que me lembro agora, Cegueira e O Som do Trovão... Hoje, trago "Quem Quer Ser um Milionário" ganhador de 8 Oscar's em 2009!
O filme esteve na Tela da TV esta semana, e ouvi pessoas comentando sobre... interessante alguns comentários, as pessoas de fato sonham em ter, de repente, a sorte de Jamal Malik (Dev Patel) e mudar a vida...
Mas, não venho falar do comentário de pessoas, e sim fazer o meu;

Lembro-me da aventura que foi pra ver o tal filme... Tinhamos combinado de ir, uns amigos de minha irma e eu alguns amigos deles. Já estava em cartaz há um tempinho, mas ainda bombando nas salas... Enfim, não conseguimos assistir, ingressos esgotados! Logo pensei, prejulgando - não raro faço isso - "Se lotou, o trem vai ser bom não... o povo tudo tá vindo assistir" Aí, nessas horas subestimo as pessoas! Sem desvio no foco, o filme saiu de cartaz, e acabei esperando para locar. Quando assisti a primeira vez, fiquei impressionada com muita coisa...

Não entendo nada de Melhor Filme - até porque provavelmente não vi os concorrentes -, como se julga o melhor ator, o coadjuvante, a fotografia, trilha, figurino, direção e mais sei lá o que... FAto é que para mim, Quem Quer Ser Um Milionário está na lista de um dos melhores filmes que já vi.

A história, de um fundo romântico, demonstra o quão importante são os fatos e os significados que tem na vida de uma pessoa.

No enredo, um auxiliar de call center, inscreve-se num programa de perguntas e respostas que aumentam gradativamente o valor do prêmio a cada acerto... O participante Jamal Malik, perde a mãe quando ainda com sete, talvez oito anos, por conta da intolerância religiosa, vendo a mãe ser assassinada. Com o irmão mais velho e uma garota também órfã, passa por maus bocados no mundo de abandono, fome, más influências e o 'jeitinho' que tem de dar para conseguir levar a vida. É explorado por um aproveitador, aliciador de crianças que usa da mendicância infantil para enriquecer, consegue fugir com o irmão, deixando para trás, Latika, a garota que os acompanhou e que se tornou seu grande amor. Cresce em meio à dificuldades e não se corrompe ao crime, ao contrário do irmão, que nos conturbes da adolescencia, encontra Latika, mata o explorador e abandona o irmão enquanto busca agradecimento por ter salvo a garota. Jamal, Latika e Salim, se separam até um longo tempo se reencontrarem e novamente se perderem. A paixão, o amor e a vontade de proteger a amada dos que ainda a dominavam, faz com que o rapaz inscreva-se no programa e acaba por participar, no intuito de ser visto e encontrar Latika.

Pra quem não viu, até então dirá, nada de diferente... histotinha de amor e pronto, lindo! Os pormenores é que preenchem com tudo o que faz-me apaixonar pela obra.

Ao fim do primeiro dia no programa, Jamal, é levado a um interrogatório - nada amistoso - por suspeitarem que estava de algum modo, fraudando o programa e obtendo as respostas... O garoto pobre, órfão, favelado, morador de rua, de abrigo, explorado, servidor de chá num call center, não poderia, jamais, já estar na faixa de 10 mil rúpias. Não era possível que ele, sem estudos, chegasse onde estava... E eis que durante o interrogatório, diante de torturas, o garoto vai vendo, junto ao 'delegado' a fita do programa e explicando-lhe, como sabia, ou não, as respostas.

E pra beleza dos olhos de quem acredita numa vertente digamos de 'Educação Popular', de aprendizagens significativas, as histórias contadas por Jamal, fazem suspirarmos, seja de alegria, de tristeza, de nostalgia enfim, de significações infinitas!
O garoto pobre sem estudos, em nome de encontar-se com sua amada, mostra a toda uma Índia (que fez duras críticas ao filme, por mostrar as feridas do país - deve ter adorado as falsa India dos Caminhos Globais) que é preciso ter esperanças, sonhos e lutar pelo que se quer, que de quebra, pode ainda faturar outras coisas mais.

Jamal Malik, é um personagem modelo de resiliência, de força e de vida. De resiliência por mostrar-se forte, ao adaptar-se as mazelas oferecidas pela vida... é forte, por se adaptar, superar, e de vida, por mostrar que cada pedacinho que viveu, contribuiu em muito para sua formação. De repente, se vivessemos intensamente os fatos, conseguiríamos também atingir altos níveis de conhecimento, e se conseguissemos respeitar esta cultura, estariamos a anos luz adiante de muitos educadores...


Um comentário: