sexta-feira, 15 de julho de 2011

O Silêncio dos Inocentes

O Silêncio dos Inocentes (1991) apresenta uma sequência de "O Dragão Vermelho". Dirigido por Jhonatan Demme, levou 5 estatuetas do Oscar sendo ainda indicado para mais 2. Ficando com título de melhor filme, melhor direção, melhor atriz, melhor ator, melhor roteiro adaptado.





Com a 5ª vitma sendo esfolada pelo denominado Bufallo Bill (Ted Levine), o Departamento de Estudos do Comportamento do FBI liderado por Dr. Crawford (Scott Glen), recruta mesmo antes de tornar-se membro do Bureau, a acadêmica Clarice Starling (Judie Foster) para auxiliar nas investigações. Clarice, que almeja uma carreira junto a Crawford vê a oportunidade de triunfo diante da missão que tem a cumprir: Comunicar-se e obter ajuda do psiquiatra forense, preso já a oito anos, Dr. Hannibal Lecter ( Anthony Hopkins), o Canibal.





Demonstrando pericioso desinteresse em ajudar a moça, Lecter meio que numa espécie de oportunidade para desentediar-se, acaba fazendo de Starling uma peça de um intrigante jogo psicológico. Os diálogos, trocas de informações e cortesia que desenrolam-se nas cenas entre Hannibal e Clarice deixam perceptíveis o motivo pelo qual levaram as indicações e as estatuetas de melhor atriz e ator naquele ano.





Enquanto os jogos de Hannibal se desenrolam, Buffalo Bill começa a desfilar também o seu perfil, um jovem transsexual perseguido por infelizes momentos na infância e a macraba vontade de vestir-se de mulher, com um tecido nada convencional, pele de suas vitmas.


O clima esquenta ainda mais quando Bill sequestra a filha de uma senadora. As autoridades mais do que nunca empenham-se em encontrar a garota antes de encontra-la morta, ausente de pele em partes do corpo e com uma mariposa presa na garganta, assinaturas do assassino serial. Em meio a negociatas e jogos com Clarisse, Lecter ajuda a traçar o perfil do assassino, barganhando então sua transferência para outra prisão, deixando-o distante do Dr. Chilton (Antony Heald) espécie de chefe da prisão que de certo modo não deixa de ser perturbador para Lecter, que demonstra querer sempre afastar-se do médico.



Informando um nome e a descrição física de Buffalo Bill, Lecter consegue sua transferência segurando o máximo possível de outras informações para chamar ainda mais atenção de Clarice, que segue pistas de Hannibal, conseguindo enfim, chegar ao assassino e salvar a vitma. Entretanto, no desenrolar de tais encaminhamentos, ao aguardo da transferência, fora do antigo hospital onde estava retido, Hannibal arma com classe, elegância, sangue, morte e surpresa, seu plano de fuga.


Ao fim da formação de Clarice, sendo agora então agente efetiva do FBI, o fugitivo Hannibal liga para ela, parabenizando-a... De certo modo, intrigando-a a procurá-lo Lecter não perde a oportunidade de fazer outro jogo.


Fato rápido, "O silêncio dos inocentes" abre os caminhos então para "Hannibal" considerado por muitos uma carnificina... eu particularmente que detesto 'massacres com serras elétricas, albergues, jogos mortais e afins' não achei 'Hannibal' tal aberração, a quadrilogia tem história, bons argumentos e requinte.


Enfim, mais uma boa pedida! Menos nas partes em que são servidas partes humanas... rs

2 comentários: