sexta-feira, 1 de junho de 2012

Do mundo dos Artrópodes

Nesta quarta quando ia para o ponto de ônibus com uma colega, esta em meio ao escuro e umidade, terra e lama, viu uma centopeia. E ficou admirada com o tamanho da bicha. Eu antes de admirar-me do tamanho, admirei-me de minha colega ter visualizado o invertebrado no breu do estacionamento da Faculdade de Educação da UFG. 

Confesso que de forma alguma passou pela minha cabeça pisar ou esmagar a bichinha que deixou de cabelos em pé, minha colega, que não encontrou nada para matar a lacraia.

Lembrei-me da primeira vez em que eu me deparara com aquele bicho, lá nos idos anos 90 eu com uns 6 ou 7 anos. Ficara impressionada com o tanto de pernas e com a mobilidade do 'bicho maluco' que encontramos quando minha mãe mexera em um vaso de planta, mudando-o de lugar. À parte a aula de ciências da mamãe, que explicou tudo sobre aquele bicho, quando depois a vi morta e se estrebuchando ainda pelo veneno, fiquei em pânico pensando que poderia haver mais daqueles bichos pelo quintal e me envenenar a qualquer momento. À parte também o medo que fiquei por vários dias de estar brincando no quintal e ser 'atacada' por uma na infância, na situação desta semana, fiquei extremamente curiosa a respeito das lacraias. E trago agora um pouco do que descobri... (grande descoberta, quando se tem o google).

As lacraias ou centopeias pertencem ao filo dos artrópodes, com espécies que podem chegar até 30cm. Eu particularmente já vi de uns quinze, não fui medir, mas estimei que fosse por aí. De hábitos noturnos, vivem em ambientes úmidos e escuros, alimentando-se de insetos, lagartixas e até camundongos. O número de patas, sempre ímpares, dependem de seu comprimento, havendo catalogado já 191 patas. Na cabeça situam-se as antenas e os olhos, ficando embaixo dela os ferrões venenosos. De acordo com as fontes pesquisadas (disponíveis na rede) o veneno das lacraias não é tão nocivo ao homem, não havendo registros no Brasil de envenenamentos graves ou mortes comprovadas em decorrência de acidentes com as centopeias. A picada entretanto, causa fortes dores, edema local, podendo ocorrer febre, calafrios e ferida.

Sei que em desenhos de escola quando colorimos uma centopeia ela nos é apresentada amigavelmente, com carinha sorridente e tudo mais de simpático. E quando de brinquedos de parques com carinhas de centopeia? Lembro que no Parque Mutirama (recente alvo de denúncias de superfaturamento na reforma - ponto inclusive para postagem) havia uma montanhazinha russa de centopéia... bem diferente das que vemos ao trocar de lugar um vaso de plantas...






Nenhum comentário:

Postar um comentário