domingo, 3 de junho de 2012

HONRAS AO TRIBUTO À LEGIÃO URBANA

Na terça-feira, 29 de maio, em homenagem à banda Legião Urbana, que dispensa comentários, a MTV promoveu o TRIBUTO À LEGIÃO URBANA, onde Dado Villa Lobos, Marcelo Bonfá e Wagner Moura e mais três músicos - não nomeados nas fontes procuradas e que não foram poucas - retomaram canções da Legião e deixaram em êxtase, milhares de legionários.

Comemorando os 30 anos da Legião Urbana, o Tributo realizado em São Paulo reuniu mais 7 mil pessoas e dividiu opiniões de internautas, comentaristas, produtores musicais e os cambau!

Soube do Tributo na quarta, 30/05 quando ao abrir meu e-mail yahoo, havia lá um comentário de Regis Tadeu, que nomeou o Tributo como um karaokê de horrores. E proliferaram-se críticas aos desafinos de Wagner Moura e até de falta de 'pegada' de Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos pela rede.

Por outro lado, proliferaram comentários no YouTube de pessoas que assistem aos vídeos e entendem perfeitamente o 'espírito' da coisa.

Eu particularmente, quando vi a primeira, antes mesmo de ouvir desafinos, senti a emoção e a vibração de toda a galera extasiada com o clima do Tributo. Existiu aí, alma, vontade, paixão. Não sei porque, mas foi um som que fez parte (não deixou de fazer) da minha vida, com força, alma e paixão.
Longe de ser uma simples atuação de Wagner Moura, deu-me arrepios por talvez sim, fazer parte do meu ISO  ou por simplesmente demostrar sentimentos, alma e sei mais o que que as músicas de sucesso de hoje nem de longe me transmitem, muito pelo contrário, transmitem asco e irritação.

Entre tantos críticos do projeto, gostaria até de ver se já escreveram críticas sobre os 'tchu, tchás', 'lelelês', 'tchetchererês' entre tantas outras porcarias industriais, se já teceram comentários sobre desafinos de Teló, Lima, Cecília em seus  shows ao vivo! Aliás até me pergunto: É possível desafinar quando se diz exaustivamente um mesmo som infantil ou gutural?

Considero ouvindo isso, gravado em estúdio com todos os aparatos de limpeza vocais, bons músicos que com virtuosidade e anos de estudos, nem são conhecidos e que prosperam na profissão quando tem o mercado abastecido pela indústria fonográfica, que temos sim aí não só um karaokê de horrores, mas um circo de horrores!

Paixões que não tem como ficarem à parte, o Tributo a Legião Urbana, foi na sua concepção, magnífico e que expressa a verdade e a alma desta BANDA que foi e continuará sendo fenômeno de uma geração que quinze ou vinte ou mais anos depois lembrar-se-á das letras, longas e dos acordes e solos inconfundivelmente peculiares, ao contrário de 'tchutchás' e 'tchetchererês' e outras que se lembradas, serão por seus grunhidos.

As palavras de Wagner Moura:
"Essa é talvez, a noite mais emocionante de toda a minha vida" E me emocionou... e não foi empréstimo que um ator fez de seu corpo a um personagem.

E MONTE CASTELO, para lembrarmos e darmos HONRAS à LEGIÃO URBANA em especial à RENATO RUSSO e claro a Wagner Moura que merece sim honrarias por envolver-se e emocionar a tanta gente com este projeto.
Ps.: Neste há apresentação de alguns músicos do projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário