sábado, 8 de dezembro de 2012

De mulher para mulher - Marisa... A polêmica da propaganda machista ou a propagação dos ideais de beleza?

        Só hoje, sábado - 08/12- é que me situei sobre uma (polêmica) campanha publicitária da loja de departamentos Marisa.

        Deparei-me com uma foto de uma campanha publicitária em que a modelo plus size Mariesther Venegas trafega nua pelas ruas de Berlim, no comercial da Navabi. A campanha que é encampada pela ideia Finalmente - traz grifes famosas internacionalmente e suas coleções plus size - em que manequins 46-48 também Finalmente, agora tem opções para estar na moda! 

        A foto que visualizei porém, tratava-se de uma crítica de mau gosto e repleta de comentários de mau gosto também... Enfim, ao pegarem a foto da campanha da Navabi e deturparem a ideia, usando-a inicialmente para repudiar o comercial da Marisa, posteriormente, para criticar o repúdio...



         Em primeiro anúncio, meu repúdio à utilização da foto de uma importante campanha publicitária que gostei, não só pelo fato de eu identificar-me com o manequim 46-48, mas pelo fato de que convoca-nos a pensar a indústria da beleza e sua promessa de felicidade quando se está nos padrões e infelicidade quando se não está no peso ideal. Deixo ainda o repúdio aos que pejorativamente, reafirmam a discriminação aos gordos e gordas!

        Reitero aqui as imagens do comercial da Navabi em que brilha com grande coragem para enfrentar a sociedade que discrimina e acusa de feio aqueles que não estão dentro de seus atuais padrões de beleza, a modelo Mariesther Venegas:


E mais em:

        Contudo a análise aqui chamada a ser realizada não é sobre o comercial da Navabi, mas ao comercial da Marisa, acusado de ser machista e de incentivar a anorexia. Vendo-o, não vejo elementos machistas, incentivos a anorexia, talvez...

        É claríssimo no comercial da Marisa a relação a qual em “O mal-estar na civilização” Sigmund Freud traça como a constante na civilização moderna: a busca pela felicidade. Freud (2011) n'O mal-estar na civilização', aponta que a vida em civilização faz-nos perder em muito nossos desejos mais profundos, que vezes e outras não são considerados civilizados o que causa profundo mal estar. Em busca de suprir as os desejos não satisfeitos, buscamos em diversos meios formas para amenizar o mal estar e alcançar a felicidade. A busca pela beleza, é um desses meios em que para Freud, a civilização busca alcançar a felicidade.

        No comercial da Marisa, a ideia de que estar dentro dos padrões de beleza de fato, fará pessoas mais felizes. E posta como grande sofrer, os caminhos para alcançar a almejada felicidade. Acredito agora ser o momento oportuno para antes de continuarmos a análise, assistir ao comercial...


A justa homenagem aos chuchus, pepinos, leguminosas e sopas ralas que fizeram as refeições menos felizes, me deixaram perplexa sim, não pela apelação a todo momento da mídia na propagação dos padrões atuais de beleza, mas pela campanha implícita de que vegetais, te fazem sofrer, a não ser que queira com eles, triunfar na perda de peso e em seu projeto Biquini ou Sungão... 

Colegas altamente feministas que me desculpem, mas machismo, não vi no comercial... mas estou aberta aos debates.

A propaganda propaga a ideia de que a felicidade, para ser alcançada, requer momentos de sofrimento, tristeza e dor... Mas, "tudo vale a pena, para viver bem o verão"!

Interessante também, os aspectos narcísicos que aparecem na propaganda! A modelo ao iniciar sua homenagem aos vegetais, contempla-se no espelho indo em direção a ele, observa-se num grande espelho de mão com um sorriso de quem vem vencendo a balança, que em seguida, reafirma a ideia de que tal sorriso, só é alcançado por quem está na faixa de peso ideal propagado pelos padrões atuais de beleza...

Enfim, nas palavras finais, quando a narração diz das refeições menos alegres e das consequências de um verão mais feliz, propaga ideias absurdas que fazem com que aqueles que discriminam pessoas fora dos padrões elaborem frases e montagens tais como aquela com a qual inicio a postagem... 
Propaga a ideia de que só será feliz no verão, quem fizer uso dos abomináveis vegetais e estiver no peso ideal, dentro dos padrões de beleza propagados no comercial e em tantos outros meios de comunicação. 

Enfim, que só é e será feliz, em qualquer estação do ano, os que seguem à risca a ditadura da beleza e seguem uma 'religião' denominada por Codo e Sene (2005) corpolatria.






3 comentários:

  1. Achei super interessante o seu ponto de vista..
    Estava aqui pesquisando por propagandas machistas e caí de cara no seu blog.
    E devo dizer que ateé agora pra mim, é uma das opiniões mais sensatas.
    Ja que, de fato, não há nada no comercial que diga: homens são melhores, mulheres sao piores...

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  2. Um toque no comercial é bastante machista. No final, a aprovação dos homens quando olham para a mulher como se fosse um pedaço de carne foi totalmente desnecessária. Dá a entender que o tal sacrifício nem foi pra satisfazer a si mesma, mas para estar bem para o sexo oposto. Aliás, a Marisa só tem feito propagandas desse tipo, como se o único objetivo na vida de uma mulher fosse conseguir um belo exemplar de macho viril.

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