terça-feira, 7 de novembro de 2017

Quem nunquinha quis ser menino?

Quando eu era criança, tinha cabelo de menino. Hoje chamam corte Joãozinho e já foi moda entre as celebridades. No início dos anos 90, não era!
Mamãe gostava daquele jeito e dizia: "quando você crescer e conseguir cuidar do seu cabelo, deixa grande, sem pentear, curto, preso, com piolho, do jeito que você quiser".
Não que eu gostasse... Contudo, via as vantagens que aquele cabelo me trazia, pois facilitava o passe para muitas brincadeiras e jogos "de menino", sobretudo em locais em que os meninos não me conheciam! Jogos e brincadeiras dos quais nunca fui proibida nem pela mamãe ou pelo papai de fazer.

Gostava e me identificava com a "liberdade" que os meninos tinham e quando chegava num espaço diferente, com crianças diferentes e via as meninas brincando e os meninos brincando, sempre achava mais atraente a brincadeira dos meninos. Talvez fosse já pelo medo da rejeição das meninas quanto ao meu cabelo. Mas talvez fosse por perceber que as brincadeiras "de menino" eram mais divertidas mesmo. Afinal, correr atrás um do outro, chutar coisas, ver quem subia mais rápido no trepa trepa, atravessava mais rápido a escada horizontal ou quem não saía tonto do gira-gira rodado à toda velocidade, construir fazendas e "dirigir caminhão", sempre me parecia mais divertido do que brincar de salão de beleza imaginário, passar anel, boneca, casinha, cozinhadinha etc. embora também brincasse disso, sabendo hoje que num tempo muito mais curto, pois lembro que rapidinho já não queria mais.
Lembro de uma alegria bonita quando num Natal ganhei uma bola e minha irmã, mais nova um pouquinho que eu, ganhou uma boneca com cheiro de fruta. Como fui feliz com meu presente! Não entendia, mas sentia-me mais livre e sem a preocupação de manter o cheirinho da boneca.


Recordo-me que uma vez, numa festa junina entrei na fila pra subir no pau de sebo e pegar a prenda... eu estava de roupa rosa, um rosa chock que eu gostava e capaz que isso me entregou! Um menino falou no meio dos outros que uma menina queria subir: todos me observaram, analisaram e passaram na minha frente na fila me deixando por último. Deixei a fila e fui pra barraca de pescaria. Aprendi ali algumas lições... Ali entendi que me identificava com parte do que era divertido no universo masculino, mas que nele, não me cabia. Entretanto, fazer parte das brincadeiras, achar -me "menino" muitas das vezes quando brincava com a molecada me deixava satisfeita. Outras vezes, me deixava chateada por muitos que me conheciam me julgarem e, ignorantemente, me chamarem "macho-fêmea"! Não sabiam o que eu sentia. Não sabiam que internamente, muitas vezes me identificava com o masculino...

Pra que toda essa memória? Pra "bocozada de mola" que hoje me conhece saber que em alguns momentos da vida me identifiquei com o gênero masculino, brinquei com menino, joguei bola, brinquei de carrinho, apertei campainha, subi e pulei muro, fiz competição de cuspe, perdi na distância de mijo e isso não mudou em nada minha vida a não ser ampliar minhas vivências e me fazer perceber as diferenças entre gênero masculino e feminino, sejam biológicas ou sócio-culturais.
Atualmente muito se fala em "ideologia de gênero" - sem saber o que é isso - e em a escola querer ensinar as crianças a virarem homossexuais - sem conhecer escola. Queria saber de onde esse povo tira isso! Aliás, eu sei de onde tiram...


Só não consigo acreditar que as pessoas não são capazes de perceber que falar sobre o que existe e da necessidade de respeitar cada um em sua identidade de gênero e também em orientação sexual não é "criar" homossexuais. Não acredito que as pessoas, inclusive que se autodeclaram educadores, não são capazes de perceber que estar com meninx, brincar com meninx, fazer coisas de meninx, identificar-se com o universo infantil masculino ou feminino, por dias, por um período ou pela vida toda, não altera em nada a orientação sexual.



Me é custoso entender ainda como muitas pessoas não são capazes de perceber que a pessoa já se encontra afetivamente ligada a um indivíduo do mesmo sexo, se vencer o preconceito, a discriminação, a intolerância causada pela heteronormatividade e não for assassinada por homofóbicos, poderá ter o direito de viver intensamente suas relações homoafetivas.














Um comentário: