terça-feira, 2 de junho de 2009

Identidade de Pessoa Física

Há muito tempo escrevi um ensaio para teatro, nele comentava algumas de minhas reflexões acerca da cobrança que o mundo faz sobre a beleza das pessos.
Em momento algum cito-as para denegrí-las. Mas apenas para levar a nossas mentes exigentes um pouco mais de raciocínio e valorização do que de fato as pessoas fazem.
Começemos por Maria. Maria gente, a Bethânia! O que as pessoas lembram quando falamos de Maria Bethânia? Certamente não de sua bela interpretação de por exemplo "Tocando em Frente"; Cito, grande, gigante, maioria das pessoas pensam logo, ah a do narigão! e outra maioria ainda diz, Ah, porque ela não faz uma plástica no nariz?!
Falemos também do mundialmente conhecido, Fenômeno! (Discutir se o cara é, foi, vai ser Fenomeno, não nos cabe, pelo menos agora). Ah o cara melhorou, e muito. Continua feinho, dentuço, (não tanto quanto no seu primeiro mundial)... do Amaral, que desde que conheço, sempre foi igual, e sempre com sua habilidade e ginga...
Exemplos, mais, tem uma pancada, estou apressada no momento e não podendo trabnalhar muito nessa reconstituição dos típicos fora dos padrões de beleza que uma determinada indústria impõe e que seguimos quase que religiosamente!
Fato é que, para pura e simples expressão de minhas idéias, esses três exemplos atendem as necessidades... A Bethânia, é cantora! Atende completamente as necessidades para tal. Não precisa ser bonita, ben ter um nariz pequeno, lindo... (pense até se aventura-se numa rinoplastia e fica fanha sei lá?)... Já dizia Mario de Andrade "Antes fanho que sem nariz"...
E os dois futebolistas... precisam ser bonitos? o Ronaldo nunca precisou, teve seus altos e baixos e a própria mídia que inclusive difunde os tais padrões de beleza, reconhece que o cara não precisou ser nenhum bonitinho pra ser patrocinado por gigantescas empresas... o Amaral também, nunca precisou de beleza para atender onde quer que seja a necessidade da torcida...
Talvez esses aí, tenham de fato, identidade. Os dois, claro identidade que ora ou outra os leva a uma mesa cirurgica, mas não a uma cirurgia estética!
Vai por ai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário