sábado, 18 de julho de 2009

Metáforas

Em uma pancada de coisas sou preconceituosa. Assustou-se? Bobagem todos somos, considerando preconceito um conceito PRÉ estabelecido, PRÉ elaborado, Pré-conceituado!! Bom, falemos, o preconceito das coisas não tem nada de ruim, o ruim é o que fazemos deste nosso preconceito!
Sou bastante precoceituosa com filmes... as vezes vejo um cartaz e logo preconcebo: "ah, isso não presta, certeza que nos quinze primeiros minutos vou querer meu dinheiro de volta"; há outros que apenas penso: "ah, isso só serve pra auto-afirmar alguma coisa. No caso pensei isso também pro Tropa de Elite, que nunca vi e nem verei, continuarei com meus preconceitos".
Há outros que num momento de ócio mais ocioso que qualquer outro acabo me aventurando. E algumas das vezes, surpreendendo-me.
Assim aconteceu hoje. No tedioso ócio de férias, entrei na locadora e olhando as prateleiras, torcendo o nariz pra inúmeras indicações da moça que trabalha lá, que sempre vejo e nunca soube o nome, encontrei Cegueira... pensei, ah vou levar isso, dou nada não, deve ser um trenzinho desses e pronto!
Lançado há uns dez meses ainda não havia VISTO. E surpreendi-me com o magnífico roteiro, baseado em Ensaio sobre a Cegueira de José de Saramago. Não entendo bulhufas do que dizem e premiam sobre cinema, mas o que me importa dizer neste momento é que simplesmente METÁFORAS estão tão presentes em nossas vidas que poderámos aprendê-las facilmente nos conteúdos de Figuras de Linguagens das aulas de Português...
Vivo dizendo, nem sempre consciente que olhei algo mas não vi. E isso o filme nos mostra muito bem... existem inúmeras coisas que sempre olhamos, mas não vimos!!
É preciso que aprendamos a olhar e ver. Só assim mesmo, talvez consiga escrever o que não consigo no momento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário