quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PAPO DE BOLA!

"Cabeça pra usar boné e professar a fé de quem patrocina"...
Assim é como inicio hoje chamando atenção há alguns detalhes os quais andei conversando com meus alunos, que são gigantemente possibilitadores de pesquisas...
Em uma aula nesta semana, discutíamos os motivos pelos quais o futebol ocupava tão grande espaço nas atividades corporais deles, e mais ainda, nas programações televisivas.
Em ponto da conversa, questionamentos acerca do motivo pelo qual o basquetebol por exemplo, não era tão presente na realidade brasileira, como prática corporal, interessantes apontamentos foram feitos pelos pequenos pensadores. Com erros de ortografia que com leitura e atenção acredito serem resolvidos, um deles redigiu: "a mídia só quer saber do "futebol" do tal do "rubim barichello" o filipe massa que levou a molada e não preocupa com outros esportes"! e incentivado a continuar sua opinião acrescentou em diálogo que se a televisão mostrava só aquilo, era só aquilo que iamos querer copiar.
É nessas horas que quero mais ainda continuando VENDENDO aulas... sinceramente, com catarses como esta, eu até topava DAR aulas...
O público alcançado numa partida de futebol, corridas automobilísticas e outros gigantes espaços destinados ao esporte espetáculo, serão sempre mais valorizados que espaços menores, tendo em vista que, um público maior, maior alcance das propagandas...
Então por que incentivar e investir em políticas de desenvolvimento de demais práticas esportivas se a bola de ouro, já foi encontrada?
Por que democratizar outras práticas se já alcançam o que é lucrativo, sem precisar investir em espaços públicos para desenvolver-se práticas não possíveis num campinho de terra batida e sapatos velhos usados como traves?
E por que arriscar derramar o ópio dos ópios, que entorpece multidões em épocas de grandes eventos Mundiais?
Digo, não tenho nada contra futebol, pelo contrário... apenas chamo a refletirmos acerca da democratização de outras possibilidades, principalmente, dirijo-me agora a meus compaheiros de profissão, professores de Educação Física, no chão de nossas escolas!
E finalizo com impactante frase de Millor Fernandes " o futebol é o ópio do povo e o narcotráfico da mídia".

Um comentário:

  1. Camarada Aline:

    Não é preciso dizer o quanto eu odeio futebol né?
    Fico feliz que tenha feito seus alunos pensarem, coisa rara nos dias de hoje.

    Mas a tevê mostra o futebol como opção para o povo, para reservar os outros esportes para a burguesia.

    O futebol bem pode manipular as massas de modos diversos. Cito apenas um exemplo: todas as crianças querem ser jogadoras de futebol, para serem ricas e famosas. O futebol cria uma esperança de ser igual aos ricos que tem dinheiro, sexo e poder.

    ResponderExcluir