sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Zumbidos

Sem inpiração, pra não ausentar-me mais ainda, posto de um admirado meu, algumas de suas reflexões:
"Seis moscas me zumbem na cabeça e não me deixam dormir. Na verdade, o mosqueiro de minhas insônias é muito mais numeroso, mas digo seis para simplificar o caso. A seguir descrevo algumas das angustias que à noite me atormentam. Como se verá, não são pouca coisa. Elas se referem nada mais nada menos, ao destino do mundo.
O espetacular desenvolvimento da tecnologia tornou possível que todos os globais habitantes deste mundo tenhamos passado mais de um ano, todo o 98 e boa parte do 99, acompanhando o grande acontecimento do fim do século: as façanhas da lingüista Mônica Lewinski no Salão Oval da Casa Branca. A Lewinskização globalizada nos permitiu a todos, ler, olhar e ouvir até o mais ínfimo detalhe desta epopéia da humanidade. Os grandes meios de comunicação de massa nos facultaram milhares de possibilidades de escolher entre aquilo e aquilo.
Já resplandecem, nas naves espaciais, os anúncios luminosos da Pizza Hut. Aqui na terra, Picasso é o nome do próximo modelo dos automóveis Citroen, e o Grito de Edvard Munch, esse alarido de um artista atormentado pelo que pressentia sobrevir, foi reciclado pela publicidade para um relançamento dos automóveis Pontiac. Em Berlim, acaba de completar seu primeiro aninho de vida um bem sucedido shopping center chamado Salvador Allende, de oito mil metros quadrados, numa rua que se chama Pablo Neruda.
Fast food: uma nova cadeia japonesa de restaurantes está competindo com o sucesso do McDonald’s. os clientes não pagam por prato e sim por tempo. Quanto mais rápido comem, menos pagam. O minuto custa trinta cêntimos de dólar. Só em Tóquio, já funcionam 180 destes postos de gasolina humanos.
Globalização. Salário de um operário da General Motors nos Estados Unidos: dezenove dólares por hora. Salário de um operário da General Motors no México, no outro lado da fronteira: um dólar e meio por hora.
Tarzan, dos estúdios Disney, é o maior êxito do cinema infantil ao fim do milênio. A historia como se sabe, passa-se na selva africana. No filme, não aparece nenhum negro.
Cinqüenta mil manifestantes tornam impossível a vida dos donos do comércio mundial, reunidos em Seatlle. Ali, Bill Clinton, o ex-presidente do planeta, pronuncia um discurso: ameaça com sanções os países que não respeitam os direitos dos trabalhadores. McDonald’s, o restaurante preferido do presidente, opera em todo mundo, e em todo mundo proíbe que seus empregados sejam filiados a sindicatos"
Como podem observar, alguns zumbidos, aconteceram já há alguns anos, mas a situação quando mudou, foi pra pior!
Recortes de partes da Obra O Teatro do Bem e do Mal de Eduardo Galeano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário