domingo, 9 de agosto de 2009

REPETIR o rito

Nos assuntos relacionados a fé, muita gente me acha bastante contraditória. Isso porque a maioria das pessoas não puderam conhecer a fé que professo... Sou Católica Apostólica Romana. Pra muita gente isso quer dizer pouco, pra poucos, diz muuuito, pra muitos desses tantos muitos e poucos um monte de rótulos.
Contraditória porque? (não adianta gente, não aprendo escrever os porquês!) Não vou explicar. Hoje venho pra dizer a respeito de um momento de grande importância numa Celebração Eucarística.

"Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, Ela tomou o cálice"... ah tá, não precisa dizer o resto todo, no momento já do Estando, diria que 92% da Assembléia que estava de pé, estava: ajoelha-se.

Já se perguntaram o motivo? (não arrisco escrever o porque, e esse não vale!).
Pois é, a mim nunca perguntaram o motivo pelo qual não o faço. E digo, não faço mesmo. Pois, este momento, segundo as orientações da Igreja Católica Apostólica Romana, este momento não é momento nem de adorar, louvar ou ajoelhar. Orienta-se que estejamos de pé.

O problema não acho que seja estar de pé, deitado no banco, sentado ou ajoelhado... o problema é não conhecer a orientação da Igreja e tradicionalmente, imitar a assembléia...
Posteriormente, posto os porques... o momento agora é para mera reflexão do PORQUE, se for o caso, você que professa esta mesma fé que eu, ajoelha-se!

A propósito... "Levanta-te e coma"

Um comentário:

  1. Mais importante que repetir os gestos ou fazê-los mecanicamente é saber o porque se faz.

    ResponderExcluir