sábado, 3 de julho de 2010

O Fair Play já existiu?

Quem acompanha sabe que não costumo escrever sobre coisas que estão na onda dos grandes meios de comunicação... Mas hoje, é invevitável falar de Copa do Mundo... A propósito, o futebol arte, pouco aparece nestes tempos em que atletas (digo, trabalhadores da bola, mercadorias vendidas de um clube a outro) usam escafandros, temos nestas fases finais, especificamente nas 4ªs de final oito equipes... Digo, 3 grandes empresas de material esportivo.

Enquanto a Globo busca sempre inventar, incentivar e enfatizar uma 'rivalidade' entre brasileiros e argentinos, e outras empresas de comunicação de massa também o fazem, mas o que vi e ouvi hoje, serve para analisarmos o quanto o brasileiro é moldado! Quando liguei a TV para ver a partida - e que se os meios de comunicação ajudassem no ensino/aprendizagem não diriam JOGO e sim PARTIDA ESPORTIVA, considerando as diferenças entre estes dois - os Zés Manés da Globo anunciavam ser um dia altamente feliz, um dia lindo, um dia em que, a Argentina, levara um chocolate da Alemanha... Dava nojo! Explicitamente querem fazermos engolir a rivalidade que nos impoem... E se querem saber, me doeu mais uma Argentina e um Paraguai sendo desclassificados do que um Brasil, que desesperado não se encontra... Se a Copa do Mundo é um Evento Macro do Esporte de Espetáculo, as duas Seleções que hoje se foram, mostraram de fato o futebol espetáculo das Américas do Sul... Engraçado que quando troquei de canal, na Bandeirantes estavam exatamente exaltando as 4 equipes sul americanas que estiveram fazendo presença nas 4ªs de final... Em nenhum momento, até onde vi a programação, incentivaram ou comemoraram a saída de Diego e sua equipe! Provavelmente vão deixar para o povo do CQC fazer tão contradição!

Contudo, não 'vinho' aqui falar nada disso... vim exatamente dizer das tais equipes... Engraçado, esse ano provavelmente a dona da jabulani - Adidas - que já ostenta duas das 4 equipes das semi-finais será a marca mais vista nesta Copa... Sua grande concorrente, Nike, ainda preserva a sua exibição na laranja Holanda, concorrendo ainda com o Uruguai da Puma... Resta saber quem leva o Mundial deste ano... Aposto na Adidas... E o tanto que falaram de sua bola?! A R-9 da Nike, lançada em 1998 aos pés de Ronaldo Nazário, que doente foi escalado para fazer o lançamento oficial da chuteira, literalmente ficou no chinelo.

Enquanto a grana rola, digo, a bola, milhões de pessoas no mundo todo ainda se frustram com 'suas seleções' sendo desclassificadas... para mim, vale, quando há, o espetáculo... Até hoje, vi apenas três neste mundial, e se posso dizer, dois deles foram hoje, com a persistência de uma Argentina que tentando fazer gols levou 4 e de um Paraguai, que mesmo sem tradição alguma em futebol ou Copa do Mundo, fez juz a camisa que defendia!

Só pra finalizar, se a TV quisesse ensinar ou preservar o que ensinamos, não chamaria o Arbitro de Juiz...

e Soa o apito final!


2 comentários: