domingo, 29 de agosto de 2010

CEGA, SURDA E TORTA


Ouvimos desde pequenos, nos momentos em que as pessoas sentem-se ultrajadas, indignadas que a justiça é cega! Literalmente, a simbologia da justiça de fato é... E ouso ainda dizer, não só literalmente, mas a cegueira é uma boa metáfora para o que vem chamando de justiça! Talvez, inclusive, a tudo o que tenha sido entendido por justiça nos tempos todos.

Sempre vivemos em tempos de uma justiça torta... cega, torta e surda. Uma justiça que ouve e enxerga quem lhes oferece algo em troca!
Culpabilizar a 'justiça' seria injusto de minha parte! Culpabilizo pessoas que dizem representar o Poder Judiciário... nestes últimos dias estivemos assistindo ao circo - sem ofensas aos circenses - montado em Goiânia, que mostra fantoches embolados, no caso representando o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Os acordos feitos entre Executivo, Legislativo, Associações e Sindicatos, e o Judiciário, entrando nos acordos, propondo alternativas, apoiando falcatruas, desmandes destituição de direitos.

Vivemos em Goiânia, um grande movimento grevista, que entre tantas coisas, teve esmagado seu direito legítimo de greve por inúmeros acordos entre o Executivo e o Sindicato - que partidário, defende os interesses do Executivo e do Legislativo, almejando 'vagas' junto a eles -. Nosso movimento, gritou pelas ruas, panfletou em terminais, esclareceu populações... Tivemos inimigos gigantes e sabemos, eles estão prontos para abrirem suas bocas e engolir-nos... TERÃO INDIGESTÃO! AZIA! GRANDE MAL-ESTAR!

Neste momento, eu particularmente sinto-me orgulhasa e frustrada! Orgulha-me saber que existem pessoas conscientes, bravas, guerreiras, profetas que denunciam e anunciam! Frustra-me saber que a força, as consciências e as profecias, em nome de acordos inúmeros, acabam por ser abafadas! Desvirtuadas, buscam desmentí-las, desacreditarmo-nos e fazer de nós ridículos sonhadores...

Adotaram ações tenebrosas. Ameaças! Corte de ponto, corte de acréscimos, corte de dobras - e professores gritavam: 'SE TIVESSEMOS SALÁRIOS DIGNOS, NÃO SERIAM NECESSÁRIAS DOBRAS E VOCÊS NÃO TERIAM MAIS ESSE INSTRUMENTO DE COAÇÃO'. E aos poucos, centenas de profissionais da educação, acuados, retornaram às escolas. Grande maioria, sucateada, com deficits de profissionais - normalmente falta, e ainda mais em período de greve -, funções desviadas, sobrecarga de trabalho... salas de aulas lotadas, escassez de material de trabalho, mau funcionamento de bibliotecas e até de banheiros, abreviando... E voltaram agonizantes, insatisfeitos e mais uma vez coagidos, engolindo tudo o que sabíamos estar acontecendo: acordos, apoios da justiça, quando vem a nós a postura do desembargador Gerson Cintra decretar ilegalidade do justo movimento que defende uma educação de qualidade... Aos que resistiram, mais pressões e ameaças... abreviando...

Até que estou uma escola ainda paralisada. Totalmente, permanecendo a paralisação total, sem que a escola funcionasse como centenas de escolas da rede, com profissionais ainda em greve! E como nos tempos antigos, bem antigos, a justiça, cega, torta e surda ouviu a voz dos opressores...
Vem aumentando as atrocidades e metaforicamente, queimando em praça pública, esquartejando profissionais de educação da instituição de ensino em questão.

Assim, gostaria que tivesse alcance tais fatos até a lua, que não completamente explicados aqui, pudesse gritar aos quatro cantos do mundo o quão podre estão sendo os fantoches desta cidade que manipulados pelo poder entorpecente, buscam manipular, controlar, coagir, suprimir forças, usando do abuso de autotidade, do nefasto casamento bígamo entre 'os Três Poderes' para arrebentar com a educação, onde fazem-se pessoas conscientes e potenciais bocas para gritar e denunciar as orgias que praticam;

Renovo minha força com a firmeza de que a justiça, quando nos convencermos mesmo que as utopias servem para que não deixemos de caminhar, será cega e surda para acordos... Lenta para arrebentar com o povo, e ágil, para destruir quem faz do poder instrumento para coagir e escravizar! E semearei para que isso aconteça o mais rápido que puder!

E renovo... terão má indigestão, azia e grande mal-estar quem usa do poder, do esquartejamento em praça pública para dar exemplo para que nos acovardemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário