quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Flatulências de uma Eleição

Na reta final do primeiro turno às eleições, venho e digo. O mundo está perdido!
Goiás está perdido! Pleiteam o cargo de Governador e estão cotados na fita Marconi Perillo e Iris Rezende. As opções, existem... e a minha já tenho sem dúvida alguma Marta jane do PCB, que espero ter um número expressivo de votos para que o dinoIris e o MaconindoTempoVelho vejam que existe um povo que 'não empresta a bandeira para infâmias e covardias'.

A política de coronéis, ainda reina no Estado de Goiás... Se temos de um lado Sr. Iris, que em toda a sua carreira (longa, muito longa) usou de práticas coronelistas, e que tem inegavelmente uma popularidade gigante - alcançada não raro com suas 'obras' superfaturadas feitas principalmente por empresas de gente íntima, obras não raro também de impacto visual, enquanto serviços como saúde, educação e lazer se desfazem...

Este é um parentese que será longo... Vamos... Em 'promessas' o Governadoriável dizia que o Cais/SUS estaria aberto 24h, o cara cumpriu a promessa... fica aberto. É um bom lugar para abrigar as pessoas. Para prestar assitência à saúde não! Faltam médicos, enfermeiros e despenca de contratos, cargos comissionados, efim, indicadinhos de vereadores coronéis. Faltam-se concursos para efetivar funcionário da saúde, e quando há concurso, edital de convocação é meio que lenda! Na Educação, escolas aos pedaços, um modelo de Ciclo ( DEFENDO O MODELO, MAS DEFINITIVAMENTE EM GOIÂNIA ATUALMENTE NÂO EXISTE TAL PROPOSTA DE FATO) altamente equivocado, um seriado disfarçado, deturpando a educação comprometida e de qualidade, superfaturamento claro de materiais adquiridos pela Secretaria da Educação, suspensão de programas de formação continuada, deficit salarial, enfim... GOIÁS não merecia nada disso e nem outras coisas como persegção de pessoas, ameaças, enfim, ditadores em seu governo.

Por outro lado, temos um Marconi Perilete, que em 98 com seu partido comprando tudo, veio subindo nas pesquisas, andando com humorista nas costas, ridicularizando quem de fato precisava ser ridicularizado, o Dinossauro da política pemedebista. Conseguiu quase de imediato, detonar o 'delossauro' o povo esperava melhorias e qualquer 'tempo novo' anunciado, uma pitada de humor, e promessas de mudanças, fariam Iris perder o Governo.

E foi o que aconteceu.

Com a campanha das mais rebaixadoras do candidato mais proximo que já vi na vida, o PSDB de Perillo, venceu as eleições... E os resultados ficaram... abertura para o 'progresso'. Arrota o cara que criou a UEG... e detonou-a... afundou o Estado em dívidas, construiu prédios para a Universidade, mas esqueceu-se que era necessário realizar concursos para que a Universidade pudesse funcionar, faltaram professores, salários, e investimento na educação básica, para que as pessoas chegassem à UEG. Perseguiu pessoas que estavam contra sua ascensão, que denunciavam suas falcatruas, fechou a Rádio K, ameaçõe Jorge Kajuru - este veio a público - , invadiu território Federal da UFG com a Polícia Militar para perseguir e espancar estudantes e proibir a distribuição de livros que continham um pouco da nefasta história de seu mandato quando pleiteou a reeleição.

E foi reeleito... Recebeu título de Dr. Honoris Causa pelas mãos da então Reitora da Universidade Federal de Goiás, Drª Milca Severino, sob protextos de estudantes e outras pessoas de bem deste Estado, em agradecimento pelo título, entregou à Milca a Secretaria do Estado de Educação, que continua com inúmeros déficits de profissionais, escolas aos pedaços, concrusos públicos sendo realizados esporadicamente - exceto o de 2010... foram dois concursos para educação em menos de seis meses, a máquina de fazer dinheiro para campanhas - e quando eram realizados, inúmeros profissionais ficaram sem convocação...

Posso ainda fazer memória das inúmeras 'obras' pra inglês ver do Sr.Perillo... quanta coisa inaugurada, sem condições de funcionamento. Inaugurou-se muita coisa antes mesmo de que houvessem sido concluídas as construções. Afinal de contas, aparecer, Sr. Marconi sabe... tem discurso bom, mente convincentemente e encanta o povo com sua imponência.

Promoveu o 'progresso'... estradas de ferro para nada! E deram continuidade a projetos imbecis de grande impacto ambiental o sucessor de Marconi ao governo, Alcides Rodrigues, que, de 2006 a 2010 esteve no pleito, e lança candidato oponente a Marconi, Vanderlan, mas nem aparece na campanha deste provavelmente para não queimar-lhe o filme! levou Goiás a ser grande no agronegócio; Exporta, soja, carne, leite... Detonou o Cerrado, poluiu rios... E Goías hoje, tem um dos maiores índices de preço de óleo de soja.

O adiantado da hora me faz interromper a drástica prosa! Fico me perguntando, onde fica a memória, a dignidade do povo, que se vende, se deixa levar, que enche os olhos e os ouvidos com candidatos tão sujos e de propostas equivocadas! Coronéis disfarçados numa democracia!

Nessas horas, por mais que acredite no povo, acho que não, acredito no Poder Popular... na Ação viva do Povo, não no povo! Lembro-me de Luiz Fernando Veríssimo "Não posso deixar de concordar com tudo que dizem do povo. É uma posição impopular, eu sei, mas o que fazer? É a hora da verdade. O povo que me perdoe, mas ele merece tudo o que se tem dito dele. E muito mais."
E digo, as grandes cagadas, são culpa do povo, cago, iludido, pois "O povo faz xixi e cocô em escala industrial."

Só de ter Iris e Marconi na frente numa eleição para Governo mostra uma grnade CAGADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário