domingo, 14 de novembro de 2010

Comer na Diversão!

Não é novidade que o mundo vive as ondas das dietas! Eu mesma (não, não é isso, não faço-as) fico bestificada com tanta coisa que vejo nas bancas de revista anunciando perda de quilos proporcional ao dobro de dias na dieta! Quanto a mim, sempre deixo pra semana que vem... e espero não quicar até a próxima!
Interessante que as tais, em grande maioria anuncia, 'murche', 'enxugue' tantos quilos em tantos dias; LEIA_SE: perca todo o líquido corporal! Só!

Antes de qualquer coisa, esclarecimentos... o organismo, ou metabolismo necessita de pelo menos 4 a 5 meses para começar a adaptar-se a um novo comportamento para manutenção de um 'esquema corporal'. Não é em duas semanas que perdendo peso com as dietas dos milagres que vais continuar "enxuto (a)"... e mais, com a dieta da maça, da proteína, das fibras, dos legumes, ou do capeta, o risco de subnutrição é gigante!

Pareceu piada eu ler um anúncio, elimine 5 kg e ganhe um abdomem lisinho em 4 semanas! Afff...

Na verdade vem verdade, não vim falar especificamente das dietas! E sim demonstrar o quanto ter uma alimentação balanceada, rica e diversificada de nutrientes, é algo extremamente conturbado.

Ter uma alimentação saudável - próxima a ideal, mesmo ainda longe do necessário- digamos que seria inclusive poromotora de discórdia e tédio. Já pensaram o quanto o lazer está associado a comer?! E não digo isso por estar acima do peso! É que contra fatos não há argumentos... Me citem opções de lazer que não estejam relacionadas com comer que começarei a repensar sobre o assunto.

Exemplifico: Sai-se para um cinema. Eu particularmente, não compro picocas, refrigerantes tampouco me encho de balas e chocolates... se fui ao cinema, fui pra ver filme, não para comer... MAS depois de média duas horas, vai dando um incomodozinho no estomago que poderá ocasionar dor de cabeça caso espere chegar em casa para comer algo sem procedência duvidosa! Até chegar em casa, inúmeras opções para complemento do lazer aparecem... Aí pensem nos que particularmente não imaginam uma sessão sem guloseimas?
Sai-se para dar uma olhada nas vitrines... há um tempo, um shopping em Goiânia, tinha o caixa eletrônico estrategicamente para incitar as pessoas a consumirem seus fast food's... Você ia até o piso 3, onde a praça de alimentação e o caixa eletrônico estavam... para digirir-se a saída, a única forma era passando pela vitrine fast food... Dinheiro no bolso e cheiro de chapa com gordura - e sabão pra limpar - queimando (éca, não me pega mesmo... sempre sinto cheiro de sabão queimando quando passo perto de burguer king, por exemplo), é um prato cheio para muita gente!

Vendem-se uma ideia de Goiânia capital dos bares e da música ao vivo... e muitos direigem-se para os bares das áreas nobres (e pobres também) para um momento de lazer... os bares lotam com o povo no lazer, consumindo cerveja, refrigerantes, destilados, eticéteras e petiscos...

É também uma cidade cheia de feiras livres; E ir a feira ver roupas, calçados entre outros 'utensílios' coxinhas, panquecas, espetinhos, tortas belas (porém ruins), e tantas outras guloseimas, geralmente não se espera chegar em casa para por volta das 22h tomar um golinho de chá com 3 bolachas!

É neste sentido que digo, lazer e comer estão intimamente associados... e tem ainda o grupo dos que saem especificamente mesmo para comer. Sair para comer é opção de lazer e ponto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário