sábado, 22 de janeiro de 2011

FUTILIDADES CENTRALIZADAS

Esta semana, recebi um e-mail encainhado também a um grupo de amigos, que inclusive discute coisas importantes, ou pelo menos deveria, pois nos últimos tempos, nem isso tem discutido!
O conteúdo do e-mail incluía uma piadinha (machista e tal) parodiando a Lei Maria da Penha, importante conquista - ainda como tantas, mais jurídica do que tudo - espalhando-se pela internet a 'piadinha' denominada Lei Mário da Penha o conteúdo incluia dizeres que antes de sair da presidência, Lula havia sancionado a Lei que trazia 'benefícios' aos homens... Bobagens a parte, a teoria das futilidades foi comprovada:

O e-mail causou o maior reboliço! Várias pessoas responderam, educada e desaforadamente ao encaminhador da mensagem; mulheres ardendo de raiva responderam calorosamente criticando o encaminhamento de uma piada de tão mau gosto, sendo uma pessoa esclarecida, de militancia social e pastoral e afins, enfim, lavaram-lhe! E então, de fato a Teoria das Futilidades, foi amplamente comprovada, pois e-mails importantíssimos e sérios acerca dos rumos de tal grupo de amigos, muitas das vezes são ignorados nas caixas de entradas.

O relato acima é apenas uma forma de iniciar dozendo o quanto futilidades ocupam o plano central das coisas.

Enquanto devíamos pensar no verdadeiro sentido do Natal, preocupamo-nos em comprar, comprar e comprar! E claro, não é uma vontade gratuita. É uma 'necessidade' imposta por outro meio de difundir futilidade, mídia!

Encabula-me o quanto estamos expostos às futilidades! Pensemos na programação de verão da rede globo... Brincam-se com sentimentos, recheando a tela com senas sensuais e sexuais, exacerbados momentos de moralismos, preconceitos, egoísmos, individualismos, ambições e entre tantas, a grande cobertura final, sangue... não literalmente! Ainda... continuando como está, logo logo veremos como em Carandiru cães lambendo sangue pelo chão... Uma novela que termina com triunfo da personagem, que ensanguenta dois, trama contra vários, rouba, manipula... e ao fim das contas, se prepara para o próximo golpe em um lindo paraíso. E logo, o programa A do verão Big Brother Brasil, em que loucos a meu ver são os expectadores que não descem da demente nave Globo/BBB.

Li essa semana que, a direção do programa, havia deixado a cláusula que vetava agrassões físicas aos entre os participantes, liberando a 'pancadaria', pois a baixaria, nunca deixou de existir naquilo... Confesso, vi uma edição... ñão lembro qual, mas a que um professor venceu! Alguém lembra?! Eu acho que ele nao pousou para Playboy (ahh, isso são para as falsas celebridades femininas né?!) tampouco protagonizou cenas esdrúxulas durante e depois do programa... aliás, não mais ouvi falar nele, nem em programas de pontinhas ridículas, ou em shows, boites, e afins, onde os promotores das festas levam os ex bbb's como se fossem importantes.
O que mais precisamos neste momento é de mais uma edição de um programa recheado de picuinhas, intrigas, fofocas, falsidades, valores deturpados, liberação de instintos primitivos, estresse ao estremos, provas que fazem de idiotas - os idiotas que se submetem - merchandising exacerbado, imoralidades - e pra eu que não prego moralismo - afirmação de preconceitos e agora, liberam além de agressões verbais, físicas!

Dou uma dica, vai ficar bom quando as facas da cozinha forem transformadas em instrumentos do cenário... Talvez quando for assim, a futilidade deixará de reinar na TV e providências serão tomadas!

E até que dia, o povo - recordem, o mesmo povo que "faz xixi e cocô em escala industrial" - se focárá nas futilidades e não verão os rumos que as coisas vem tomando.

Um comentário: