domingo, 10 de junho de 2012

A Fama de Santo Antônio

Os festejos juninos agitam o Brasil não só em junho, mas já as vi até mesmo no ultimo fim de semana de maio e por julho afora. 
Uma das versões para a origem dos festejos está no fato da comemoração ter sido trazida ao Brasil pelos portugueses, que faziam festas em agradecimento aos santos João e Pedro pelas boas colheitas e em pedido de bom casamento às moças solteiras.

Diante do "olha isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demaiaaais" e as comemorações fruto da religiosidade popular a Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho) são repletas de comidas típicas preparadas das coisas plantadas e colhidas, música animada e claro, danças, paqueras entre outros.

Vendo esta semana, anúncios sobre o dia dos solteiros, contraposição do mercado ao rentável dia dos namorados, curiei em saber de onde vinha tal data, até então na minha opinião inventada para mais uma vez no ano aquecer o mercado e inculcar nos casais a necessidade do consumo desnecessário. Cópia barata do dia de São Valentim norte-americano que acontece em 14 de fevereiro em homenagem a um padre que pregava sobre o amor e matrimônio decaptado na data nos idos quase 300 d.C., o dia dos namorados brasileiro, faz alusão à homenagens à Santo Antônio,  popularmente conhecido como o santo casamenteiro. 

Procurando por Santo Antônio, soube um pouco de sua penosa vida e que morrendo cedo, realizou muitos milagres, como contam aqueles que acreditam... Descritos numa página web vários destes milagres, ia me perguntando o motivo de Tonico ser considerado o casamenteiro... e lá estava, o ultimo milagre apresentado: Uma moça bonita e prendada, ao saber das milagreiras do Santo (e não foi no Brasil) fez-lhe preces pedindo um bom casamento. Rezava todos os dias frente a imagem do santo e nada... rezava e pedia pacientemente e nada... Diz o 'milagre' que certo dia, já irritada com Antônio que não lhe atendia as preces, espreguejando atirou a imagem pela janela, e esta, foi direto na cabeça de um jovem cavaleiro que por ali passava. Após levado o golpe o rapaz vendo de onde tinha vindo a 'pedrada' bateu à porta afim de devolvê-la (certamente furioso, acho que não iria pensar em devolver entregando na mãozinha rsrssr). Eis que então vem à porta a jovem, que ao primeiro olhar deixa apaixonado o cavaleiro, e não demora muito para que se casem...

Depois de então, Santo Antônio torna-se famoso por este 'milagre'. E difundem-se na cultura popular truques e mais truques para que o santo arrume casamento às moças solteiras:

Tiram-lhe o menino Jesus com promessa de devolvê-lo só depois do casamento.
Colocam-no de cabeça para baixo até que o matrimônio seja consumado.
Deixam-no em copo d'água, afogado, até o 'milagre' ser feito.

As adeptas aos pedidos ao santo que peguem como o 'milagre' foi feito e rezem, irritem-se e joguem-no pela janela... foi assim que a moça conseguiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário