quinta-feira, 12 de julho de 2012

Carlos Gomes - o prodígio braasileiro

Em 11 de julho de 1836 na cidade de Campinas - SP, nasceu o grande Antônio Carlos Gomes. Com história de vida triste, tendo perdido a mãe ainda na infância, passados por dificuldades na família,  Carlos Gomes foi reconhecido mundialmente por suas composições.

Apresentou seus atributos artísticos inicialmente com o pai e irmãos (26) e aos 18 anos compôs sua primeira obra e aos 23 apresentava em concertos com seu pai Manuel José Gomes. Saiu de São Paulo rumo ao Rio de Janeiro, onde figurava entre figurões e tendo conhecido Dom Pedro II, foi convidado a estudar música na Europa, onde obteve o título de Maestro. Uma das suas obras mais conhecidas, O Guarani teve estréia em 1870 em Milão.

Com diversas adversidades na vida, Carlos Gomes foi reconhecido pelo mundo e já com saúde debilitada aguardava reconhecimento no Brasil e nomeação para direção do Conservatório de Música. Em 1895 foi convidado pelo governador do Estado do Pará para organizar e dirigir o Conservatório paraense, onde enfim foi recebido pelo Brasil com grandes honras, após brilhar na Europa. Já bastante doente, assumiu o cargo e acaba falecendo em setembro de 1896.

Sua primeira ópera, foi Noite no Castelo (1861) e suas últimas foram Condor e Colombo (1895).

Alvorada da peça O Escravo (1889) Polemizada por alguns críticos que dizem ter faltado a Gomes coragem e vontade de sucesso fácil quando O Escravo trazia ao invés de representar escravos negros, representou índios como escravos.




Lindíssima Valsa da Bravura não encontrei o ano da composição...



A popular de A voz do Brasil - O Guarani (1870)



Enfim, ao Nhô Tonico Maestro e Compositor brasileiro, todas as Honras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário