domingo, 8 de julho de 2012

AArquivo-X - A Fraude e o Circo de Horrores


Um dos seriados que acompanhei integralmente e vira e mexe estou ali revendo episódios é Arquivo-X (The X Files). 

Trato hoje de um episódio específico da segunda temporada, o episódio A FRAUDE (HUMBUG) que trata de uma temática interessante, num espaço diferente, com pessoas digamos inusitadas e que sem dúvida alguma mexe com preconceitos e discriminações acerca das "mutações" humanas. Das personagens que aparecem no episódio, acredito ser apenas Scully (Gillian Anderson) e Mulder (David Duchovny) pessoas sem grandes habilidades 'artísticas' e/ou mutações genéticas. O episódio é permeado de o que o mundo considera bizarrices e faz escárnio a todo momento: anões, siameses, licantropos enfim homens e mulheres que saíram por algum motivo, dos padrões considerados normais pela sociedade altamente hipócrita e moralista. Aqui tem uma sinopse detalhada: http://www.noia.blog.br/xfiles/episodios/2X20.html

O episódio inclusive com a participação do músico The Enigma, se passa em Gibsonton, Flórida onde ninguém é normal. Pelo que observei, apenas os filhos do Homem Jacaré com a mulher barbada não apresentam diferenças visíveis, do mais, assombrosamente temos o personagem Lanny e seu irmão siamês Leonard, que ao perceber cada vez mais próxima a morte de Lanny, sai em busca de outra pessoa que possa garantir sua sobrevivência e acaba levando a óbito alguns moradores diferentes. Em meio aos assassinatos sendo investigados, o episódio conta com as bizarras apresentações de Blockhead, que se diz um grande controlador da mente e dos estímulos de dor e que no fim das contas, deixa no ar um 'Q' de quem frauda apresentações, mas que não deixa de ser excêntrico, com um xerife que pela licantropia em tempos de outrora era Jim-Jim o menino com cara de cachorro e ainda, Conundrum, o artista interpretado por The Enigma que pode comer de tudo. Ao fim das contas, Lanny acaba morrendo e Leonard fica vagando em busca de um novo hospedeiro e ao atacar Conundrum é comido pelo mesmo!

Aos fins do episódio Blockhead indo embora da cidade profere um discurso sobre o século XXI, que logo graças à manipulação genética o mundo não mais verá personagens como aqueles, não existirá mais circos de horrores, não haverá homens jacarés, mulheres barbadas, gêmeos siameses ou homens que comem de tudo ou com cara de cachorros... E tudo isso em um tom displicente de quem não queria ver o homem tomando as rédeas da natureza e interferindo para corrigir anomalias que o divertem.

Em busca de composição para o post, procurando pelo que é considerado Circo dos Horrores, onde pessoas com deformações são expostas ao público, encontrei algumas coisas relacionadas ao Le Monde Bizzarre (http://www.estronho.com.br/editora/index.php/le-monde-bizarre)  que segundo as fontes pesquisadas é uma espécie de circo dos horrores e que esconde vários mistérios, claro, além das pessoas diferentes que compõem a trupe circense. Segundo algumas leituras o Le Monde Bizzarre exerce nos espectadores um certo fascínio e faz com que as pessoas que ali estão vendo ao espetáculo não tenham filtros para discernir o que seria parte ou não da apresentação, que de uma forma ou outra representa (ou não) sessões de tortura, erotismo e violência explícitas http://www.recantodasletras.com.br/contosdeterror/3059365 . 

Segundo o link acima, no circo é oferecido nas guloseimas e bebidas doses de alucinógenos que fazem com que os espectadores acreditem que tudo o que se passa ali seja parte do espetáculo... Interessante é o que diz o criador do Le Monde Bizzarre, George Tissot, a respeito dos que vão ver: são hipócritas que riem dos outros, que riem das diferenças e consideram bizarros os diferentes e as peripécias que dentro do picadeiro fazem, riem daquilo que do lado de fora precisam manter a pose e abominar... entretanto, tudo isso, de forma inconsciente e sabe-se lá, por meio inclusive de entorpecentes oferecidos no algodão doce!

Então, demos o play no vídeo com todas as honras para a linda voz de Adriana Calcanhoto e à composição igualmente linda de Marcelo Camelo:



Algumas imagens disponíveis pela rede:








A Mulher Barbada aqui é a apresentada no episódio do seriado e sabemos com certeza tratar-se de trabalho artístico (de quem concebeu tão bacana barba). Os Siameses acima, o homem unicórnio e o homem de duas cabeças, deixam grandes dúvidas... No episódio mesmo são comentados fotos de falsas bizarrices, tais como utilização de ganchos para fazer irmãos gêmeos passarem-se por siameses... vai saber!
O que será que tem a temer, a mulher barbada!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário