domingo, 1 de julho de 2012

OUIJA - JOGO DO COPO e o EFEITO IDEOMOTOR

Assim como 'A loura do banheiro' e a 'Maria do algodão' histórias de espíritos que se comunicam com pessoas através da conexão delas, orações, letras e números em círculos e um copo são muito comuns nas escolas. 

Presenciava e até participei de algumas rodadas até mesmo em casa com pessoas de outras escolas daquela 'sessão' a qual pensava insultar minha capacidade intelectual. Achava interessante ver estampado no rosto de alguns colegas o medo, a agonia para não errar nadinha no 'ritual' e não ficar perturbado depois... e ria, internamente claro, daqueles mais adeptos e seguidores dos ensinamentos eclesiásticos, outros que assistiam a 'conexão' perplexos, dizendo que aquilo não poderia ser feito e que Deus castigaria-nos por mexer com espíritos! Era assim que nas escolas aconteciam o "JOGO DO COPO", imitação do OUIJA. 
Quando vi pela primeira vez, havia há pouco assistido ao filme "JUMANJI" e ficara louca imaginando como seria interessante um jogo daqueles, já que no fim das contas, tudo voltava ao normal!

As rodadas do 'ouija' escolar, aquele mesmo em que ninguém tem o tabuleiro e risca com esferográfica as letras do alfabeto, números, sim e não e acha que faz conexão com pessoas que já se foram e que podem ser perseguidas depois por maus espíritos, gerava um reboliço na escola toda. E me fazia questionar sobre o que era aquilo que fazia com que de fato, respostas surgissem, enfim, que o copo se movimentasse. E mesmo antes da explosão da internet, isso era assunto tratado em revistas, livros, enciclopédias e eu sempre dava uma curiadinha!

Onde quer que busquemos informações sobre o OUIJA encontraremos fervorosos defensores de que algo sobrenatural acontece bem como explicações científicas para o fenômeno do objeto em movimento. 

Comecemos pelo primeiro:
Segundo o Google, após duas irmãs terem supostamente feito contato em 1848 com um vendedor que já havia morrido, uma febre espiritualista tomou conta dos Estados Unidos e Europa. Mas, não trata nada do antes, de onde surgiu isso, de quem foi a ideia de criar um 'portal' de comunicação entre os 'dois mundos'. Lembro-me que ainda próximo da época em que acontecia na escola, li num fascículo de FATOR X (Ed. Planeta) relatos de fenômenos estranhos envolvendo pessoas que haviam participado de 'sessões' ouija. Adolescentes que possuídos matavam pais, destruiam coisas etc, ficando marcado um rapaz que, após ter jogado, enquanto ouvia música "Suicide Solucion" de Ozzy Osbourne deu um tiro em seu rosto e não morreu, ficando completamente deformado. Neste http://apocalipse2000.com.br/hist_alem36.htm há inúmeros depoimentos... 

Em relação ao segundo - EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS:
Acredito que não sejam necessárias tantas além do que é denominado Efeito Ideomotor. Tal efeito seria causado por sugestões de movimentos corporais inconscientes e/ou involuntárias do indivíduo. Aquilo que sentimos por exemplo quando dentro de um carro fechado num dia de chuva, cobrimos o rosto ou desviamos dá água que outro veículo atira em nossos pára-brisas ao passar... ou, quando neste ou em outro carro, nos pegamos movendo os pedais em situações adversas, mesmo quando somos passageiros... 
No caso ouija, por sugestões inconscientes (e as vezes até conscientes) o movimento acontece sem que o percebamos. Se tens medo do que o tabuleiro possa dizer, ele lhe dirá coisas ruins por já precocemente más sugestões estarem em seu subconsciente, se queres saber de um futuro, o subconsciente tratá uma resposta favorável, tal como para colegas de escola que perguntavam (mesmo sem mínimas condições) se iriam passar de ano e recebiam o SIM como resposta... 

O Google e a Wikipédia, entre outros,  trazem relatos de inúmeros experimentos científicos comprovando tal efeito http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_ideomotor.
O físico Michael Faraday mostrou o efeito sugestivo quando numa sessão ouija vendou os olhos dos participantes, que, não vendo o tabuleiro, não conseguiram potencializar respostas ou mesmo formar palavras coerentemente. 

Enquanto escrevia, ouvia Carlos Gomes e Mussorgsky e eis que me lembro de Chopin e sua Marcha Fúnebre... deem o play antes de começarem a leitura! Rsrsrsrs!


Nenhum comentário:

Postar um comentário