sábado, 29 de dezembro de 2012

FOGOS DE ARTIFÍCIO... eita coisa besta!

Lembrando de "Cidadezinha Qualquer" e do 'eita vida besta, meu Deus' de Carlos Drummond de Andrade, pensei hoje no tanto de coisa besta temos nesta vida besta.

E venho falar de uma coisa besta e chata que incomoda a muitos em algumas datas comemorativas: Fogos de Artifício... Das bestagens que se inventam, que de certo modo estabelecem encanto nas pessoas, não consigo pensar simplesmente no segundo em que explodem em colorem os céus, sem pensar no quanto podem colorir de vermelho sangue e acinzentar as festas de muitas pessoas.

Mordo-me de indignação ao ouvir gastos milionários de prefeituras em suas queimas de (dinheiro público) fogos nos réveillons da vida. Para este ano a 'festa' em Copacabana custará (anunciados, até estourar este orçamento) 17 milhões. E imagino ainda, os resíduos que são deixados nas praias, no mar e na atmosfera após a queima...

Contudo, o foco aqui não é discutir aspectos político-econômicos do parangolé, e sim, trazer informações acerca de acidentes causados por fogos de artifício.

Embora a palavra artifício lembre artificial, os fogos destes produtos são bem reais... 

Lembro na infância de ouvir histórias de um tio, mouco por conta dos estalos de foguetes... não contaram que ele era mouco mas sim, que ele era surdo! Gosto mais da palavra mouco!
Algumas vezes presenciei pessoas fazendo uso dos fogos e bombas e em todas elas a sensação de 'vai dar merda' rondava pela minha cabeça...

Médicos e socorristas apontam que com as festas de fim de ano, acidentes envolvendo fogos de artifício aumentam drasticamente. Há um alerta da Associação Brasileira de Cirurgia da Mão de que a maioria das pessoas só pensa na compra dos fogos, pouco se importam com as medidas de segurança para manuseio e utilização dos produtos. O uso de fogos de artifício de forma indevida ( e acho toda forma disso indevida, considerando o saco que é ) pode causar queimaduras graves, lesões oculares e auditivas, lacerações e amputação.

Segundo estatísticas, uma em cada dez pessoas que manuseia fogos de artifício incorretamente precisam amputar algum membro.



Esta, uma forma muito comum que as pessoas usam para detonar seus foguetes é nada recomendada. O risco de acidente é altíssimo. Rojões que 'falham' devem ser descartados, em uma bacia com água para evitar explosão inesperada e recomenda-se jamais reutilizar-se um rojão que apresentou falha. Há ainda o alerta para não aproximar-se do artefato principalmente conferir o que houve.
Não vou postar uma foto, a qual julguei extremamente forte, em que um rapaz morre ao aproximar a cabeça do rojão que apresentou falha. A coisa explodiu quando ele estava olhando e decapitou-o.
Quem quiser ver o terrível conteúdo, http://www.mortalecurioso.com/2010/11/acidente-com-fogo-de-artificio.html espante-se.

A imagem abaixo está rodando nas redes sociais e me causa angústia... 


Embora eu sonhe com fogos de artifício banidos das festas, a quem gosta, atenção aos cuidados:







Um comentário:

  1. O link sobre a decapitação por fogos de artifício não está mais ativo! Lamento o inconveniente, se quiser olhar algumas fotos, clique 'acidentes com fogos de artifício' no google.

    ResponderExcluir