quinta-feira, 21 de março de 2013

RECEITAS COM AGRIÃO




O agrião, hortaliça oriunda do Sudeste da Ásia é um alimento altamente nutritivo e benéfico à saúde. É fonte de vitamina A e C, sais minerais como iodo, fósforo, enxofre e ferro e ainda possui fibras.

De sabor picante, incrementa saladas, podendo ser consumido inteiro, tanto folhas quanto talos. Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e no tratamento de doenças respiratórias sendo ainda, benéfico ao fígado e a tratamento de distúrbios psiquicos. Novos estudos indicam a hortaliça eficiente na prevenção de câncer e ainda, na diminuição dos níveis de ácido úrico no organismo.

Tratando brevemente dos benefícios do agrião, trazemos hoje, duas receitas simples que levam agrião dando um sabor especial e incrementando o cardápio, tornando-o mais nutritivo.

Carne de Panela com mandioca e Agrião

Ingredientes

400 g de carne vermelha picada em cubinhos (usei patinho, por ser a que estava disponível no momento)
1/2 cebola picada 
2 dentes de alho amassados
200 ml de água
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de páprica picante
300 g de mandioca em pedaços pequenos
1 cubo de caldo de carne (algo industrializado e cheio de conservantes!)
Folhas de agrião lavadas 
Sal q.b
Pimenta q.b

* O q.b  àqueles que não sabem como eu há uns dois meses, significa quanto baste, considerando aí, a sua preferência, sem sal, pouco sal, mais sal, muito sal e o mesmo em relação à pimentas.

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, coloque todos os ingredientes, exceto o agrião. Deixe cozinhar em fogo baixo, após pegar pressão deixe mais 20 a 30 minutos. 
Retire a pressão, abra a panela e deixe no fogo por mais uns 5 minutos para encorpar ainda mais, corrigindo os temperos. 
Minutos antes de servir, adicione as folhas de agrião ao prato.

É uma receita leve e com pouquíssima gordura! O agrião além de dar um sabor especial, auxilia no combate ao acúmulo de ácido úrico no organismo e facilita a digestão.

Para acompanhar, sugiro uma farofinha simples e fácil:

Farofa de talo de agrião e abobrinha

Rale 1/2 abobrinha no ralo grosso e corte em rodelinhas talos de agrião. Adicione uma pitada de pimenta calabreza, uma pitada de sal  um pouco de água e deixe cozinhar até ficarem macios (6 -8 minutos). Acrescente farinha de milho e acerte o sal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário