quinta-feira, 28 de março de 2013

O cristianismo medíocre

           Agora entendo cada dia mais porque me afastei do cristianismo. Na verdade, não acho que me afastei do Cristianismo, me afastei de um cristianismo medíocre, após ouvir tantas medíocridades vindas da boca de padres, pastores e afins segundo eles mesmos, portadores da voz de Deus.

A começar, lembro de ouvir em uma celebração eucarística, ataques direcionados a um pequeno grupo na paróquia onde ia. Bebíamos de fontes das águas profundas, sem a superficialidade de um cristianismo prosperidade ou de um cristianismo segregador e ouvi, em alto em bom som que a 'teologia da libertação tinha inspirações demoníacas e que eram igualmente demoníacas, pessoas que acreditavam nessa teologia'... ouvi ainda, não em primeira mão, pois já me embrulhava o estômago ouvir tais atrocidades, acerca da união civil entre casais homoafetivos, 'o demônio está agindo na sociedade, age quando põe desejos homossexuais nas pessoas e agora age, quando faz ser aprovado o casamento entre essas pessoas endemoniadas'...

Isso me envergonhava de tal forma que quando vi que o cristianismo pífio, restrito a um pequeno grupo de seres, não raro hipócristas, que comandavam uma grande massa alienando-a em nome de uma religião que serve aos propósitos do poder e não a destruição do poder, como fez Cristo, estava a cada dia tomando maiores proporções e segregando os marginalizados cada vez mais, fui me afastando.

Teria mais vergonha ainda hoje em ser uma cristã, confundida com tantos esses outros que defendem a pena de morte, que arrotam a todos os ventos dizendo que 'bandido bom é bandido morto', que defendem a redução da maioridade penal, que apoiam padres e pastores que discriminam PESSOAS, sejam negros, bandidos, homossexuais, travestis,  prostitutas, desempregados entre tantos outros marginalizados por uma sociedade porcamente cristã! Discriminam aqueles pormenorizados, que foram acolhidos por um Cristo que me apresentaram... um Cristo que é muito longe do deles... um Cristo que não defende leis de discriminação e que não se corrompe em nome de dinheiro e poder. Um Cristo que não vive para aparecer e que ensinou a fazer o bem e agir em defesa da vida de todos, dos direitos de todos  em vida, durante a passagem na terra.

Não reconheci um cristo que toma grandes forças agora, com tantos crentes nele misturados à política partidária e apresentando projetos de leis e defendendo ideias racistas, homofóbicas e violentas que, espolia o direito a vida das minorias. Um cristo que queira aparecer, que queira fazer valer seus pensamentos por meio de difusão de palavras bíblicas distorcidas, pouco ou nada contextualizadas. Um cristo que não veio para todos, veio apenas àqueles que dizem estar corretos em defender a família. A merda da família burguesa, patriarcal, onde o machismo impera e a submissão da mulher é sinal de virtude e cristandade. Um cristo que é representado pelo poder, que aliena tantos outros cristos, famintos por qualquer coisa que lhes dê em o que se apegar, mesmo lhe arranque os últimos níqueis ou pensamentos sãos. Um cristo que ensinou as pessoas a olharem apenas para seus umbigos e desejar a morte e amaldiçoar aqueles que não concorda com seus ideais. Um cristo que defende e legitima a morte, prometendo uma vida eterna, num céu, num paraíso a quem tiver feito por merecer... e o que merece, é justamente aquele que distorce os ensinamentos do verdadeiro Cristo. Um cristo que prega a vigilância individual e nega a associação a grupos grandes, que enfrentam as afrontas contra a vida em abundância enquanto estamos vivos... um cristo que nega que o paraíso, deve ser aqui, que nega que a vida em abundância é neste reino e não em outro lugar que creio, nunca chegaremos. Não posso dizer que não conheci esse cristo, conheco-o, mas nego-o e muito mais do que 3 vezes. 

Esse Cristo tendo cada vez menos espaço, fez-me afastar dos espaços em que o cristo segregador se soprõe. O Cristo, que clama por justiça e grita contra a miséria e opressão do povo, não foi em mim abandonado. Está fragilizado pelo cristo, mais fortalecido e que me julga a todo momento quando entro em defesa dos interesses dos marginalizados. Entre alguns exemplos, os julgamentos aparecem quando digo que padres e pastores não tem que entrar na questão da união civil entre casais homoafetivos... quando defendo o aborto... quando defendo a não redução da maioridade penal... quando defendo que pena de morte não deve existir... e argumento:

Padres e pastores, os casais não estão indo à Igreja, pedir-lhe o sacramento do matrimônio. Não, estão indo a uma instância laica (ao menos constitucionalmente laica), oficializar a união deles. Então, vocês não tem que entrar nisso. E não venham dizer que estão em defesa da família, pois se defendessem família, iniciariam uma gigantesca batalha em auxílio a tantas famílias que existem, seja a família modelo que defendem ou a família homoafetiva, em defesa dos direitos de todos, pelo fim das violências domésticas e simplesmente, não se mobilizam... pedem ao povo que orem, que jejuem e até que aceitem a condição de sofrimento, pois o triunfo virá, quando com coração manso e sem revoltas, aceitando a vida desgraçada que teem, viverão no paraíso. Será um problema para vocês e de vocês, quando estes casais chegarem à Igreja pedindo o sacramento, aí sim, poderão proferir seus blablablás...

Me julguem quem quiser... pode parecer contraditório dizer que defendo a vida defendendo o aborto. Deixar a hipocrisia é importante... quantos cristãos defendem o "não ao aborto" mas criticam a todo instante as políticas assistencialistas? quantos cristãos dizem que o governo ao implantar seus programas está ensinando vagabundo a ficar à toa? quantos defendem o 'não ao aborto' e no primeiro furto que o adolescente comete, critica o ECA? Quando do primeiro ato infracional que o menor comete, quer colocá-lo na cadeia e usam ainda a expressão 'que lá apodreçam'? Quantos dos que defendem o 'não ao aborto' pensam que desvios de conduta e crimes tem de ser punidos com violência? Quantos que defendem o 'não ao aborto' desejam que ladrões, assassinos, estupradores e etc. sejam violentados e assassinados? Quantos não vibram ao ouvir que na cadeia, estuprador é violentado e que até gostariam de vê-lo depois todo lascado? Quantos não proferem a terrível frase 'bandido bom é bandido morto'! Deixem de hipocrisia e parem de defender a vida só quando ela é inocente e indefesa. Pensem que o desgraçado mundo que vivemos, gera inúmeros abortos nascidos, que ao demonstrarem a face vil da humanidade vocês desejam a morte.

Parem também de querer que seja reduzida a maioridade penal cristãos! Lutem pelos direitos sociais garantidos, envolvam-se em questões maiores do que a união homoafetiva e a necessidade de cada casa ter um pai homem e uma mulher mãe...envolvam-se em lutar por educação de qualidade, em lazer e cultura aos jovens, emprego e renda, em melhorar o mundo e extirpar dele as violências, não aprove atos violentos contra pessoas, 12,14 ou 16 anos após defender que elas nascessem dizendo 'não ao aborto'! Lutem para garantir que tantos não se marginalizem. Politize-se ao invés de ouvir seus pastores cristãos ouvindo os Cristãos mesmo, que mesmo sendo poucos, ainda se separa joio de trigo!

E parem de defender a pena de morte: é tão incoerente que nunca vi nenhum de vocês cristãos dizerem: 'mate o bandido, na vida eterna ele viverá melhor'... o pensamento é, mate esse usado do demônio, envie-o ao inferno ele tirou vidas de pessoas... além do julgamento que fazem, sentenciam o ser humano. Também feito da costela de Adão cristãos, seus irmãos. (kkkk)

Não me envergonho mais de pertencer ou sei lá ter pertencido, ao cristianismo por saber que existe Cristianismo...
Cristianismo e Cristão com letra maiúscula... mesmo que os com letra minúscula, moldem um cristo e aprensentem-no mais enfaticamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário