sexta-feira, 12 de julho de 2013

Sopa Cremosa de Agrião

Goiânia, cidade boa... cidade em que vemos o sol brilhante e céu imensamente azul, sem nuvens para sombrear, convidativo a um bom dia num clube (se eu curtisse clubes)... Contudo os ventos gélidos de inverno e as temperaturas de tremer o queixo (kkkkkkkkkkk raramente abaixo dos 20 graus), convida-nos a jantares aquecedores, e certamente, calóricos.

Trago hoje uma receita de uma sopa ou caldo, bem cremoso, aromatizado e 'flavorizado' com agrião.

Para 4 (gulosas) porções utilizei:

250 g de mandioca cozida
1 batata média
50 g de bacon picadinho mínimo
1/3 de pimenta de cheiro
1 prato de agriao com talos grossos
1/2 tablete de caldo de bacon
Sal, cebola e cheiro verde o quanto lhe baste.

Cozinhe a mandioca e a batata até ficarem macias. Enquanto isso, frite o bacon (não coloco nada de óleo, um pouco de água até que ele vá soltando a 'gordura saturada' própria dele). Após cozidos os carboidratos bata-os no liquidificador acrescentando aos poucos água do próprio cozimento e folhas picadas de agrião, talos e temperos. Reserve um pouco dos talinhos picados em rodelinhas. Após obter o caldo homogêneo, aqueça a panela com o bacon e despeje o conteúdo do liquidificador a ela. Vá mexendo até ferver, observando e corrigindo os temperos. Uns cinco minutos antes de desligar, já tendo fervido, acrescente os talos de agrião cortados em rodelinhas e mexa de vez em quando.

Finalize salpicando cheiro verde nas porções individuais e sinta o aroma e o leve sabor picante do agrião. (quanto mais adicionar, mais coloração esverdeada obeterá e maior ardência, eu no dia tinha pouco e ficou assim, com o perdão da fotografia, que não ficou nem de longe digna das minhas, modéstia à parte).




Nenhum comentário:

Postar um comentário