domingo, 22 de setembro de 2013

NOVAS BATALHAS, GUERRA ANTIGA

Estamos em um momento crucial na Rede Municipal de Educação. Após anos de submissão a um sindicato pelego e partidário, situacionista, começamos em 2010 a arrebentar as correntes e caminhar livres, na busca verdadeira para a defesa da educação no município.

EM http://quandoescrevoeuescrevo.blogspot.com.br/search/label/GREVE pode-se visualizar alguns pontos desta luta, que apenas vem se fortalecendo nos últimos 3 anos.

Após inúmeras insatisfações, profissionais da educação municipal acompanhando os problemas da educação de perto, arrancaram de suas gargantas um novo grito, em uma nova batalha. Tal batalha vem sendo encampada  na rede, no sentido de enaltecer à sociedade os problemas enfrentados diuturnamente nas escolas municipais.

Ao fazer o repasse aos alunos da escola sobre as mobilizações que estamos encapando e informando-os sobre as pautas das Assembleias,  bem como deliberações, pude observar em uma atividade de temática definida de produção de texto, apoio por parte de nosso corpo discente. Muitos estudantes tem compreendido o que vem acontecendo.
Em especial sobre os últimos acontecimentos do dia 19-09, na sexta-feira, na atividade de produção de texto, admirei-me com a posição dos estudantes em relação ao movimento dos trabalhadores em educação.

Na íntegra, expressarei duas delas:

1 -
"A minha opinião sobre a mobilização e de que os funcionarios públicos da educação, devem sim aderirem a greve, para reivindicarem os seus direitos como educadores, que é um papel super importante para a população de nossa cidade e país.
E sobre o indicativo de greve em que a pauta principal e sobre a greve, a minha opinião é, com o desrespeito da secretária da educação Neide Aparecida e do vereador Tairone na reunião do dia 19/19/2013 após a assembleia, os funcionários públicos da educação deverião se conscientizar e votarem a favor da greve.
E sobre os problemas da educação em Goiânia eu só tenho uma coisa a dizer:
educação de qualidade não é uma exigência é nosso direito"

2-

"A situação ta tão ruim que o governo não paga os professores direito coloca passe livre e não cumpre etc. então se eles não pagam bem os professores e colocam a situação de nossas escolas em risco, acabamos ficando em greve prejudicando os nossos estudos então se o governo não melhorar nós vamos entrar de greve e vamos ver se assim resolve a situação.
O passe livre é uma das coisas que nós alunos mais queremos porque sem ele nos temos que pagar passagem para ir pra escola, eu não vou pagar mais passagem de ônibus nem que eu pule a catraca mas eu não pago porque passe livre agora é nosso direito. Me diz aonde e que tá a palavra de homem que eles não cumprem o que falam"

Acredito na educação, e embora vejamos exessos e carências gramaticais, sintáticas, corcordância etc. nos textos, acredito estarmos cumprindo na vida das crianças e adolescentes marginalizados de periferia, de classe popular o papel de possibilitar-lhes o pensamento crítico, que a rede tanto enaltece, mas que com certeza, abominaria, dizendo: "estão criando monstros nas escolas"
Criemo-los então, tão subversivos quanto nós que não aceitamos tanta opressão aos trabalhadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário