segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

OVOS COLORIDOS

No último sábado ao fazer a feira, vi uma coisa que desde mais nova me chamava a atenção: ovos de galinha caipira com a casca em cores diferentes!
Lembrei-me em flash que na infância ficava curiosa quando via um ovo caipira com a casca esverdeada ou azulada, tendo em vista que comumente ovos brancos e os marronzinhos, apelidados de ovos roxos ou vermelhos são os corriqueiros, tendo estes últimos mesmo, variações na tonalidade.
Especulei na hora meus pensamentos e pensei que poderia ser algo relacionado à alimentação, contudo, ao 'pesquisar' no pai dos burros da atualidade (google, antes era o dicionário mesmo), a explicação mais convincente apareceu quando na busca, veterinários, zootécnicos e criadores de galinhas afirmaram o fato estar relacionado à linhagem das cocós. E fiquei surpresa do tanto de gente que já tratou deste assunto... Contudo, estou a fim de encher a sessão CURIOSIDADES dessa bagaça!! 
Portanto, fatores genéticos é que dão a coloração diferente aos ovos. E nas buscas pelo assunto, coisas meio estranhas e de veracidade duvidosa apareceram de monte. 
Vejam só:
Ovo beeeem verde, encontrado em Firminópolis-GO (cidade que ia com frequência na infância na casa de uma tia)!

Ovos pretos (eu diria que são marrons) de Taparuba, Minas Gerais: 

Do verde clarinho ao que chamam de ovo roxo, vermelho ou turquesa:


 Que fofo o rosa!! 

Bom, embora haja cores diferentes na casca dos ovos, o pessoal estudado no assunto afirma que os valores nutricionais são os mesmos, independentemente da linhagem da galinha, ovo é ovo. Entretanto, bem sabemos que, quando se trata de ovos, a distinção visual entre ovos brancos e roxos, faz com que o mercado diferencie também seus preços e claro, se começarem a vender nos mercados ovos esverdeados, pretos ou róseos, irão aproveitar para produção de maior lucro!
Então, tem artigo pra caramba sobre esse tema, capaz que se eu postasse uma das minhas receitas de omelete fosse mais novidade! Contudo, aí está.
Ahhh sim, falta uma: 
Ovos coloridos de boteco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário