quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

AS PIPOCAS NÃO ESTOURARAM: não é de hoje, nem só de junho de 2013!


Algo que venho matutando é acerca dos comentários relacionados à temática "Copa do Mundo". Em meio à crítica do povo reacionário e de 'autoridades' e mídia iguais, a frase mais proferida que vi hoje ao dar uma sondada no assunto foi "o tempo de protestar já passou". Contudo, vinham algumas mais trágicas ainda tais como: "o povo que protesta agora é o mesmo que em 2007 deu pulos de alegria"; "fazer o que, parar tudo e desperdiçar o dinheiro que já foi gasto?"; "Não é mais hora disso, agora temos é que torcer pela nossa seleção" entre tantas mais que se delongar, não digo nada do que quero, só o que disseram.

Refutarei-as de trás pra frente:
Não, não tenho que torcer pela nossa seleção: Primeiro, porque não sinto-me parte disso; segundo, a seleção não é nossa porra nenhuma... é de empreendedores. É de empresas privadas e de acordos milionários entre estas e empreendedores! Portanto, não tenho de torcer por isso, tampouco aplaudir.

Não, não é parar tudo e desperdiçar MAIS do que já foi. Claro que não... contudo, terei melhores argumentos no pós Copa, quando observarmos o que isso terá deixado de benefícios! E espero muito, embora duvide, que a história dos Jogos Pan Americanos não se repita. Embora já vejo o reprise em notícias de superfaturamentos, maquiagem e claro, degradação da vida humana na desocupação de terrenos.

E não, não mesmo! O povo que protesta agora não é o mesmo povo que deu pulos de alegria! Embora o povo, impelido a desejar ardentemente sediar megaeventos esportivos tenha se 'alegrado' com o circo mesmo que lhe faltasse o pão, a escola, o hospital, a moradia etc. pensou nas pipocas! Sonhou com a transformação do país num piscar de olhos, tal como um milho duro e seco, transforma-se numa nutritiva e saborosa pipoca. E cabe lembrar, não foram todos os brasileiros que sonharam com as pipocas. Afinal, muitos de nós sabemos que, para que a pipoca estoure, é preciso atingir a temperatura necessária. E sabíamos que em nosso país, vivemos ainda uma pseudodemocracia, e que nesta, o calor é arrefecido por  superfaturamentos, desvios de verba, proteção a figuras importantes e mais do que nunca, regalias a quem monta o circo, enfim que nosso país ainda é marcado pelos interesses próprios, corrupção!
Àqueles que segundo alguns,  festejaram e agora querem protestar, me resta dizer a eles: Parabéns... nunca é tarde para se aliar a uma causa correta. E digo, não é o mesmo povo, em dois sentidos: Os protestos contra a Copa do Mundo e Olimpíadas se iniciaram muito antes de julho de 2013... muito antes da Copa das Confederações, enquanto sim, alguns festejavam outros já esbravejavam... Caso muitos não se recordem, asseguro, terão parcos pontos de apoio para memorar: procurei por vários cantos e não encontrei bem as evidências de que já no ato do anúncio em 2007, haviam brasileiros protestando contra o Mundial no Brasil... mas me lembro bem! E dando uma olhadinha nas retrospectivas, adivinhem: entre as mais importantes notícias encontrei "Diego Alemão vence o BBB", "Bebel e Olavo, sensações da novela", "Marta Suplicy e o conselho relaxa e goza"... Afinal, convenhamos que 2007 não éramos tão afinados nas redes sociais e manifestantes tampouco tinham tanto espaço na mídia como agora, tendo em vista que não é mais possível, ignorar-nos!
E continuo a dizer não é o MESMO povo, porque o povo esperando as pipocas viram só o piruá (aquele milho que não estoura) e com fome de pipoca não se saciaram. Pode não ter ocorrido transformações no país, mas houve transformação do povo. (ok, ainda está longe de ser a transformação que sonho, mas houve).

E não, não e não... o tempo de protestar não passou. Não passa nunca! Que se piruem os milhos e que não estourem as pipocas... que estoure o povo nas ruas, cansado de tantas carências e mazelas enquanto a teta do governo, dá leite a quem não tem fome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário