sexta-feira, 14 de março de 2014

Normalizar feminicídio! É isso mesmo?

Na madrugada do último dia 08-03, o Brasil ficou chocado com um fato triste e tragicamente na atualidade, corriqueiro e muitas vezes ignorado: a violência e homicídio de adolescentes e jovens.
Chamei a atenção pela difusão da notícia e ao que a maioria delas trazia na manchete conteúdos como: "No Dia Internacional da Mulher, quatro jovens são assassinadas em Goiânia", ou "Em pleno Dia Internacional da Mulher, quatro mulheres são assassinadas"... enfim, manchetes do tipo que enalteciam a princípio a data, e não o fato de quatro jovens terem sido executadas. Pareceu-me em muitas postagens que difundiam a tragédia, que a preocupação não era com a violência em si, com o feminicídio em si. Mas por ele ter ocorrido no dia 8 de março! Fiquei me questionando se não fosse o caso, se não fosse 8 de março, se tanta gente se preocuparia em fazer postagens e comentários sobre o ocorrido, afinal, diuturnamente jovens são exterminados e exterminadas e pouco se divulgam. 

Contudo, o motivo maior desta postagem é demonstrar que, a estranheza do ser humano vai muito além do que as vezes quero pensar.
Hoje, vi compartilhamentos da imagem das meninas, que se espalharam pela rede se nenhum cuidado ou pudor, e infelizmente, aliadas à especulação e julgamentos de inúmeras pessoas! 

O que a princípio me chamou atenção e fez-me repudiar as palavras me levou a uma chuva de comentários preconceituosos, discriminatórios e claro, discursos de culpabilização das vítimas. E fico mais irritada ainda, quando pessoas usam um discurso religioso distorcido (meu ponto de vista um Cristão, não agiria assim, isso é coisa de cristão! entenda mais sobre em http://quandoescrevoeuescrevo.blogspot.com.br/2013/03/o-cristianismo-mediocre.html).

Não arrisco identificar quem proferiu as primeiras palavras de culpabilização das vítimas juntamente às imagens das meninas, e até respeito o direito de todos em expressarem (até mesmo expressar seus preconceitos, descriminações e tal), contudo, as pessoas tem sempre de entender que o que escrevem, pode não ser aceito, ser criticado e repudiado até. A seguir, as palavras da postagem, as fotos, em respeito às garotas e suas famílias, não postarei.

"Isso aqui é pra vcs verem ai meninas..todas essas garotas eram lindas e tinham sonhos ..elas tinham entre 16 e 19 anos ..´É em vez de vcs namorarem ou conhecerem caras decentes..andam atraz de coisas erradas ..e depois acabam caindo na mao de caras errados de boyzinhos .. carrão ..moto .. ou apé mesmo..roupas de marca.. bones da nike..NY etc ...e depois olha ai o que eles fazem com vcs ..todas as 4 mortas com tiros..viu como vcs tem que se dar valor? e nao sair pegando qualquer um que aparece na frente..o que adiantou a beleza delas ?Isso aconteceu em goiania viu !!!Vcs podem mudar a historia de nosso país ..começando pela educaçao em casa..obedecendo e honrando vossos pais ..curta coisas boas..andem com pessoas boas.. ouçam musicas boas..façam coisas boas.. amem o teu proximo.. todos nós temos o lado ruim e o bom..usa só teu lado bom ..o ruim vc esquece..contagie as pessoas com teu lado bom..e assim nós podemos mudar nosso Brasil..nao com protestos quebrando tudo..e sim educadamente..começando por nós mesmos..pela nossa familia..se teu irmão ou irmã ou parente faz coisas erradas corrija ele ou ela sendo assim esses os que gostam de fazer o mal..nao terão espaço para isso ..Vamos mudar nossa historia !!"

Quem proferiu tais palavras, a meu ver, na sua tentativa de alertar as garotas e lembrar para que elas se valorizem, é reprodutor de um discurso preconceituoso a ambos os gêneros e focando às garotas, além de preconceituoso é machista. Apresenta como uma lição de vida, bem típico daqueles que deturpam mensagens cristãs e coloca uma ideia de moralismo como salvadora das mulheres. Sentiu aí o cheiro machista da coisa? Pois é, ao dizer 'não sair pegando qualquer um que aparece na frente' aponta a ideia da mulher virtuosa, honesta e com essas características porque se apaixona, ou não, pelo 'cara certo', pelo 'bom rapaz'. Descreve como o homem 'errado' cuspindo novamente os preconceitos, como aquele das roupas de marca e bonés Nike e NY, o 'playboy'... antes de avançar na análise, acaso o proferidor de tal discurso esquece-se que casos de violência contra a mulher ocorre também à mulheres com características da 'honesta e virtuosa', que seguem os padrões morais de seu ponto de vista? aquelas que se casam, tem um único homem, infelizmente também sofrem violência de seus parceiros. Também são assassinadas. E nem sempre o homicida, é um boyzinho que anda de carrão e usa grifes! 
Me choca a lógica: "todas as 4 mortas com tiros..viu como vcs tem que se dar valor?" Estou enganada ou é a mesma lógica de: 'se você não se dá o valor, está absolvido quem te assassinar'! E penso ainda, valor de quem? Que valores a pessoa tem que se dar? Como é isso? Daí, vem dando a essas garotas, que devem se dar ao valor a responsabilidade em mudar a história do país, pura e simplesmente obedecendo e honrando os pais! Caro, antes de qualquer coisa, o argumento mais besta que deves refletir antes de dizer isso: não é todo brasileiro que tem pai e mãe para 'honrar', não somos todinhos detentores de uma família certinha como provavelmente você supõe haver. 

Repudio discursos assim. Simplesmente repudio. E repudio porque fazem as pessoas pensarem sempre que errada é a moça que sai de roupa curta na rua, e diz, 'acho é pouco' quando ela sofre violência sexual. Costumo dizer que andar de roupa curta em nosso país, não é crime, nem mesmo código religioso. Estupro, o é! Daí as pessoas tem o péssimo costume de inocentar o violentador porque a vítima se vestia para se mostrar. 

Além do discurso preconceituoso e machista que me deixou bestificada, me fizeram enlouquecer ainda mais os comentários de outros seres humanos... tanto preconceituosos ou mais: grande parte deles, servia para julgar as garotas. De sentenças como 'é o que acontece como quem anda como prostituta', 'isso que dá andar sozinha à noite', 'não tenho dó de gente assim, plantou colheu'. Coisas do tipo, 'é castigo de deus', 'deus mostra o caminho da salvação, as pessoas escolhem outro' e tantas outras porcarias. 


Contudo, em meio delas, uma ou outra condenação a estes comentários infelizes... poucos, superficiais, contudo, me deixaram um pouco mais esperançada com o ser humano, mesmo que fosse com um ser em 15, 20 seres!

Reitero meu repúdio aos discursos de culpabilização das vítimas... extermínio da juventude, está ligado a isso também. Não assassina, apenas quem atira com uma arma ou apunhala com uma faca... Assassina quem, é conivente com tais coisas em seus discursos discriminatórios e preconceituosos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário