quinta-feira, 25 de junho de 2015

FOTOS DE CRISTIANO ARAÚJO NU VAZAM DO NECROTÉRIO

Se você caiu neste link pela curiosidade mórbida em ver um homem morto nu, sinto informar que não encontrará nada disso por aqui. É, é propaganda enganosa. Justifica-se pelo intuito de fazer você refletir sobre o quão pífios estamos nos tornando.

Ao final da tarde de 24-06, depois de ouvir muita gente comentando a morte do cantor Cristiano Araújo, fato ao qual lamento tal como lamento por qualquer vida perdida de modo trágico (e que especialmente não seria motivo de minhas reflexões não fosse o que se segue ao fato) acessei minha página do Facebook. Como não poderia ser diferente, milhões de postagens com lamentos pela perda, orações à família, homenagens póstumas, gente virando fã... coisas que ocorrem sempre que alguém ligado à mídia vem a óbito... Até então, compreensível, comoções coletivas e tal. Começaram a me assustar o tom de sensacionalismo que começou a dar-se nas redes sociais ao 'esbagaçamento' do veículo e aos momentos em que o cantor era socorrido. Mas nunca imaginei que chegaria ao ponto que chegou...

Ao fim da noite uma inundação de postagens no Facebook e WhatsApp com fotografias diretas do necrotério!!!  Nesse momento, perdi todo o sentimento otimista que tenho na humanidade. Inúmeras coisas me passaram pela cabeça e dentre elas, não pude conter o sentimento de desprezo pelo indivíduo que teve a estúpida ideia de fotografar o cadáver e espalhar a foto pela rede. 
A princípio imputo ao autor do feito a responsabilidade por fazer do momento da morte, por si só já tão doloroso, algo ainda mais espatacularizado.

A pessoa que fotografa e posta a foto de um corpo no momento de sua preparação a mim tem toda a sua boa índole posta em dúvida. E não, não quero ficar aqui julgando a pessoa que fez a foto, mas o fato de tê-la feito. O que leva a pessoa a tal atitude? Só consigo no momento pensar numa resposta: imersão à sociedade de espetáculo. Espetacularizar ao máximo a morte de um famoso e claro, tornar-se famoso (mesmo que de modo anônimo) por conta disso. Cruelmente dizendo: ter seus quinze minutos de fama a custa do corpo de um homem morto que teve certo trabalho para tornar-se famoso.

Em vida, Cristiano Araújo provavelmente nem sempre quis ser fotografado, certamente em muitas das vezes, para não ser grosseiro, não ficar com má fama etc. deixou-se fotografar. Creio que em outros momentos, tenha até evitado ser fotografado. O que me deixa perplexa é seu corpo inerte, dessa vez, nem que quisesse, pôde declinar da fotografia. Tampouco o fotógrafo pensou se o que estava a fazer poderia ser ultrajante à muitos, doloroso à família ou desrespeito ao cadáver. Creio que só pensou em ser compartilhado, curtido e comentado... creio que pensou no quanto se tornaria importante por mostrar às pessoas o momento talvez mais íntimo da vida de Cristiano Araújo...

Diante disso, não duvido que se a pessoa tivesse postado fotos do cadáver nu, muitos iriam ver, curtir, compartilhar sem ao menos refletir sobre como transformamos pessoas em objetos de nossa mórbida curiosidade. Sabendo ainda que alguns aqui caíram pelo fato de que anunciei ter aqui fotos deste corpo nu... 

Tenhamos respeito ao menos pelos mortos. 

2 comentários:

  1. Parabéns Aline!! Acessei o link na certeza que leria um texto inteligente sobre a mídia sensacionalista e à pessoas que embarcam nessa onda, para " aparecer" , sob a Dir e tragédia de outros.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gislaine. Triste foi saber que imagens com esse conteúdo realmente foram compartilhadas poucas horas depois.

    ResponderExcluir