terça-feira, 19 de maio de 2009

Bem Confiscado

Mais uma coisa engraçada que encontro nesse nosso mundo. Aliás, ele é cheio delas... Aqui algumas das vezes quando direi que algo é engraçado (a), podes entender como se estivesse dizendo: "que desgraça"! E entenda também, engraçado no sentido de "puta que pariu" e ainda, "eu acho é pouco". Vai da sua imaginação! A palavra vai aparecer muitas vezes nesse texto. Pois bem, a coisa engraçada da vez:

Estava numa conversa em família e falávamos sobre um tio meu, que trabalhador do ramo de entregas rápidas (vulgo moto boy) sofreu um acidente de trabalho. Por parte da empresa, jamais receberá assistência médica, engraçado. Na empresa que trabalha, que diga-se de passagem, não é uma pequenininha qualquer da cidade, presta serviços em restaurantes, ora num ora n'outro, depende da demanda e da solicitação da empresa prestadora. A coisa fundiona mais ou menos assim: Alguns restaurantes, pagam ao boy taxa de entrega (se o infeliz receber gorjetas, melhor pra ele) e tais taxas são bastante relativas; há uns que pagam um tanto, outras que pagam menos que este tanto, outras menos ainda! Engraçado é que as taxas são FIXAS. Se o entregador faz entrega a três quarteirões do restaurante ou a 18Km, num condomínio fechado por exemplo, recebe a mesma taxa. O piso-salarial, é pago pela empresa a qual é contratado, as taxas de entrega, pelo restaurante.
Até aí, não tanto engraçado. O engraçado, vem agora... o indivíduo para ser contratado pela empresa tem de ter sua moto, e abastecê-la para fazer suas entregas, seja onde for fazê-las... Exemplo, uma multinacional paga aos entregadores taxa de R$ 2,00 (fato), entregando ele na caixa do c... (opa), onde Judas perdeu suas meias (botas ficaram pra trás a Km) ou no estabelecimento em frente... onde quer que seja nessa terra. O restaurante, deve adorar mandá-los entregar longe! eu acho Engraçado...
Claro que nessa ótica, o moto boy não vai lá ter tanto interesse em entregar por exemplo, na caixa do caralho (opa, saiu), sua moto é ecomônica? pode ser, mas TEMPO continua sendo dinheiro... se ele gasta 50 minutos pra fazer uma entrega lá loooonge, pode ficar por ali mesmo, ensebando por perto, vigiando as entregas e combinando com os colegas de trabalho quem dessa vez vai longe... pra nesse tempo, conseguir mais entregas... o Restaurante acha engraçado... eu mais uma vez acho engraçado!
O mais engraçado é agora... voltando ao meu tio, com suas escoriações mesmo sem atestado, não tem seus dias descontados... A empresa deve amar as Leis Trabalhistas e sem dúvidas achá-las engraçadas... mas isso é lógico, não recebe pelas entregas, pois não as fez... mas SUA motocicleta, deve estar presente e à disposição da empresa... Agora veja... o cara compra a moto, abastece-a, é responsável por sua manutenção, se por azar for roubado, ficará sem moto e sem trabalho, e ainda, acidentado, tem de ir ao trabalho, deixar SUA motocicleta a disposição. Do contrário, paga uma taxa de retirada da moto... ENGRAÇADO é o cacete... é puta que o pariu, que desgraça mesmo.

Um comentário:

  1. Eu queri saber onde DEUS estava com a cabeça? Para criar um ser capaz de cometer esse tipo de imbecilidade, falta de respeito com a vida do proximo. Tenho serteza que esses... deixa pra la.

    Marcos Vinicius, 24/05/2009

    ResponderExcluir