segunda-feira, 21 de outubro de 2013

FOTOS DE MOMENTOS DE NOSSA MOBILIZAÇÃO parte II

Dando continuidade às fotos e fatos de nosso movimento, após a I Assembleia no Cepal, em virtude de chuva, fizemos uma parada no trânsito da 83, com rua 15 e Marginal... Paramos o trânsito por lá e, posteriormente subimos a 83, rumo Pç. Cívica, retornando ao Cepal... Com denúncias e palavras de ordem, fomos saudados pela população goianiense.
Cabe lembrar, uma denúncia que surgiu em uma fala: O extermínio da população moradora de rua de Goiânia. Isso, não pode ficar sem apuração.




No sábado seguinte à assembleia chuvosa, marcamos presença no Parque Flamboyant, para ato e panfletagem no Medida Certa, afinal, as Contas Públicas desta cidade, tem de entrar na medida Certa... A palavra de ordem mais ecoada, denunciava a situação da secretária de educação... FORA NEYDE, FORA NEYDE. "Neyde sai da secretaria, o seu lugar é na delegaciaa"... Muitos dos participantes do evento, proferiu palavras de apoio ao manifesto. Soubemos de uma só pessoa que quis desmoralizar-nos, dizendo que o que fazíamos não era certo, e claro, não com estas palavras!  Inclusive, vale lembrar, integrantes da Guarda Municipal, pediram o cartaz do Gracinha, culpado pela greve e posou para foto conosco! Como eram só três, para preservar suas identidades não postarei as fotos. Mas, não esqueço da atuação da Guarda em 2010.


E no dia 08-10 em maios uma intervenção na Câmara, após a manobra indecente feita pelo pemedebista, fissurado em processar pessoas, Clécio Alves, ocupamos o plenário da Câmara Municipal de Goiânia, e ficou claro a todos nós, que, os Três Poderes, se unem e até dificulta-nos separá-los. Aliás, o senhor Clécio, que em uma de suas entrevistas disse que tinhamos uma problema com o Executivo e que devíamos ocupar sua sede, não a sede do Legislativo, em sua manobra, demonstrou como tais poderes estão atrelados...
Para quem não soube, no dia da votação do Projeto de Auxílio Locomoção a vereadorada, ao ver-se abalada pela presença massissa da categoria nas galerias da Câmara ficou dividida: Durante a apreciação de emendas (duas, universalização do benefício no valor de R$ 319,00 e inserção de trabalhadores administravitos e auxiliares de atividades educativas na proposta), ao ser aberta a votação da primeira emenda, relativa ao valor, a emenda que beneficiava os trabalhadores estava com minoria de votos... Estando na frente, o vereador Clécio, presidente da Câmara, acelerou-se em pedir aos colegas que votassem logo. Contudo, logo que houve uma passagem e a emenda seria aprovada, o vereador desacelerou o processo. Mais do que isso, pediu mais tempo, decretou que daria cinco minutos para que dois vereadores (DA BASE ALIADA DO PREFEITO) chegassem ao plenário e dessem o seu voto...
Enquanto manobrava e esperava que seus colegas chegassem, a galera ensandecida gritava sua indignação... Os atrasadinhos, Jorge do Hugo (PSL) e Felisberto Tavares (PT) chegaram e deram seus votos... Mas, Jorge do Hugo, que votara favorável à proposta da oposição, após cutucadas de seus amigos da base aliada, pediu palavra de ordem e alegou ter se confundido e votado errado...Concedeu o voto, junto àquilo que o prefeito queria, fazendo com que ocupassemos o plenário.


Daí, as coisas começaram a mudar, daquela ignorada que a mídia, o Paço e tanta gente estavam fazendo em relação a nós, passamos a ocupar manchetes A e primeiras páginas dos jornais... Após o movimento decretar que só sairia do plenário mediante abertura das negociações com a prefeitura e a retirada do processo que corria contra oito colegas que assinaram o termo de greve, os canais começaram a se abrir... 
E ali, no plenário da Câmara, realizamos no dia 10-10 a histórica Assembleia dos Trabalhadores em Educação, dentro da Câmara Municipal de Goiânia... cerca de 3.000 trabalhadores, deliberaram por aguardar as negociações, mantendo a ocupação.



 Alguns momentos na ocupação...


O apoio de Frei Marcos Sassatelli ao movimento, na segunda dia 14-10. Aliás, após esse dia, o Frei esteve na ocupação todos os dias... Neste dia ficou na memória um reporter perguntando se era uma assembleia, e a resposta: Não, é só uma reunião e vigília por informes... enquanto isso, acontecia uma reunião com a comissão de negociação do Comando de Greve junto à representantes da prefeitura.

 Terça-feira... 15-10 enfim, numa segunda reunião de negociação,  houve reunião com presença de Paulo Garcia, que fez verbalmente um combinado em antendimento às pautas e, desta reunião, houve o compromisso de entregar um documento das reivindicações assinado por ele. Por volta das 15h a comissão de negociação fez o repasse da reunião, e informou-nos que o documento com as propostas do prefeito chegaria em nossas mãos para avaliarmos as propostas as 17h... E advinha: O documento não chegou. Numa tentativa de barganhar o espaço, Celia Valadão e Tayrone di Martino, quiseram entregar o papel do prefeito mediante desocupação... Contudo, lembremos, o papel só chegou a nós após as 22h! E, fora do que havia sido acordado e sem assinaturas ou timbre oficial.
Enquanto esperávamos o tal papel que acreditávamos ser o documento, aglutinamo-nos frente a TV para assistir ao Debate no programa do Paulo Berings e diga-se de passagem, pudemos ver o quão fragilizado e desesperado estava o SINTEGO, que acuado, não enviou a presidente Ieda Leal, e sim a Bia, Maria Euzébia para debater com o Companheiro Antônio Gonçalves. Pudemos ver a truculência de Bia, que queria a todo custo ter a palavra só para si e tentava atropelar como um trator, os esclarecimentos do Comando de Greve... tanto foi que várias vezes, Antônio e Paulo Berings pediam à citada para respeitar as falas e seu momento, mas, a senhora Bia, não parava de falar...


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário