sexta-feira, 1 de abril de 2016

OS "COMPRADOS" PELA LEI ROUANET


Uma das coisas que não me descem é o mimimi sobre artista que defende o governo porque recebe dinheiro da Lei Rouanet. 

Não sou obrigada a ver e ouvir coisas sem nada dizer e vejo por aí proliferando a desinformação de que a Lei Rouanet foi criada para o PT comprar artistas. 
Primeiro devemos saber que a Lei Nacional de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91), pra começar, não foi criada por uma bancada petista, menos ainda aprovada por um presidente petista.  A lei foi aprovada em 1991, no governo Collor. Permaneceu no governo FHC, igualmente no governo Lula e Dilma.

Vejo também postagens por aí dizendo que artistas recebem dinheiro do governo para desenvolver seus projetos. E ainda, acusações de que artista tal, defende o governo para não perder o dinheiro que ganha... Gente, bobagem tem limite. O governo não 'dá' dinheiro para ninguém desenvolver projetos culturais. Para que algum artista consiga alguma grana para desenvolver seus projetos artísticos (não vamos aqui discutir se são arte ou produto) primeiro ele precisa escrever um projeto, de acordo com o edital. Posteriormente, os projetos são submetidos ao Ministério da Cultura e lá aprovados ou não para a CAPTAÇÃO DE RECURSOS. Um projeto apto à captação de recursos não significa que artista X receberá algum recurso. Sairá em busca (ele não, provavelmente) de empresas que tenham interesse em PATROCINAR seu projeto. Assim, uma empresa interessada em DEDUZIR percentual de seu IMPOSTO DE RENDA, provê os recursos ao artista. Portanto, não é dinheiro público que vai para os artistas. E aí você pode até argumentar: o dinheiro dos impostos é dinheiro público, logo, os artistas recebem dinheiro público. Calma lá!!! Dinheiro que ainda não foi para os cofres públicos (e bem sabemos que muitas empresas e até pessoas físicas dão seus jeitinhos de não fazer com que a eles cheguem) então, não é dinheiro público. 

Outra coisinha a pensar... voltemos à 1991 e porque empresas teriam interesse em financiar projetos artísticos. Ah, é porque querem o bem da cultura no país, né? 
E vamos para 2016, por que ninguém se pronuncia para a revogação de tal lei? Ahhh deve render um bom retorno às empresas! Afinal, se eu por ventura enviar um projeto ao MinC, tiver aprovada a captação de recursos e ficar no páreo com artistas famosos e que o povão ama, snif pra mim, perderei o PATROCÍNIO DE ALGUMA EMPRESA, INTERESSADA EM DEDUZIR IMPOSTO DE RENDA.

Então gente, não é porque uma EMPRESA patrocina um artista que automaticamente o artista 'mama nas teta' do governo ou defende governo. 

A própria grande antipetista organizações Globo, já teve projetos aprovados pelo MinC e recebeu recursos para muitas de suas produções, seja de filmes e minisséries. Consta na Rede, de fácil acesso, a informação que o Instituto FHC foi autorizado a captar recursos para organizar o acervo presidencial. O Instituto Raimundo Fagner, também recebeu verbas por esta via. Suzana Vieira já captou recursos, tal como Regina Duarte, Marcello Serrado e outros que figuram por aí no time mostarda e como vemos não são lá defensores do governo!

Não tenho certeza, mas acho que Luan Santana e Claudia Leite não se pronunciaram... mas que se cuidem, vão logo ser tornados petistas e defensores do governo caso se pronunciem a favor da democracia e da legalidade, tal como Letícia Sabatella, Wagner Moura, Leandra Leal, inclusive o "comprado" do Duvivier...

Inclusive, bora ver o artista 'comprado' deturpando o seríssimo trabalho das investigações da lava-jato, lembrando que quaisquer crítica em relação ao PSDB/PMDB com a realidade é só coisa de artista comprado pela Rouanet apoiando o governo para não perder a bocada...

DELAÇÃO - Porta dos Fundos



Haja paciência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário