terça-feira, 14 de julho de 2020

Coisas de COVID-19: Corona virus e não sou obrigada - I

Desde que foi comunicada às autoridades competentes o surto de Corona vírus em sua versão 2019 muita coisa tem ficado por esclarecer, outras por dizer, dado que me calei demais nos últimos anos, principalmente por aqui. O exercício será retomado e minhas conjecturas serão publicadas assim que a vontade de "falar" vier e eu quiser usar meu espaço para isso.

Com todo reconhecimento à ciência, aos cientistas, pesquisadores do mundo todo em todas as áreas de conhecimento peço licença para em alguns momentos recorrer ao básico, ao fundamental mesmo, as vezes em sentido literal referindo-me a etapa de ensino. Outras vezes usarei os dados maiores, com todo respeito à memória dos que perderam a batalha para a doença.

De tanta coisa que nesses mais de 4 meses de pandemia algumas me deixaram com vontade grande de expor meus pontos de vista, minhas correlações e percepções. Um cata aqui cata acola de informações, opiniões alheias, falas irresponsáveis de pessoas que quando pensa-se um pouco fora da caixa, vemos pelo em ovo.

Sobre uma suposta culpabilização da China a cerca da pandemia, ideia difundida inclusive por chefes de estados líderes em número de infectados, EUA e Brasil, muita gente, querida até entrou no discurso e, ao sentar sobre o próprio rabo proferiu coisas do tipo 1. "querem dominar os mercados"; 2. cancelem a China"; 3. "comem tudo que é bicho vivo"; 4. "Criaram o vírus em laboratório" e  5. "esses comunistas!"... e outras mais que não tão repetidamente ouvimos nesse contexto, mas que ouvi muitas vezes calada para não cansar a beleza mesmo! Aqui não mais, digo: 1. Não, a China não quer dominar os mercados. Já estão dominando. há um bom tempo são uns dos que dominam. Desafio os que '2' dizem o "cancelem a China" se cancelarem, se desfazerem da infinidade de itens domésticos, eletrônicos, vestuário, artigos de lazer MADE IN CHINA de suas vidas! E o desafio vai além para que cancele mesmo então e pare de comprar produtos da China. Duvido fazerem e até imagino alegarem "to brincando". Eu não. Tanto que quando ouço o 3 me dá nos nervos saber que gente que come tatu, capivara, javali, coelho, paca enfim, inúmeras espécies animais vendidos como exóticos no mercado LEGAL, mas que sabemos que, ilegalmente, temos a caça para consumo dessas espécies, obviamente sem inspeção e atestado de "segurança alimentar". Quero nem comentar sobre leis que beneficiam "caçadores esportivos" em curso no governo atual, tampouco que esses mesmos são grandes propagadores da "3. comem tudo que é bicho vivo". Pensamento em cadeia aqui: alguns acham que catar um tatu no mato e comer é diferente de caçar um pangolim. E no ataque ao que come pangolim, senta no rabo e faz questão de esquecer que apóia certas políticas que flexibiliza a caça de animais silvestres, muitos até em risco de extinção. O 4, aff, é o melhor que se tem a dizer. Porque ao buscarmos saber a fundamentação voltamos ao 1. e pulamos para o 5, com leve alteração "porque são comunistas"... E ai né, quando a gente faz qualquer alerta, a 5, inicial, "esses comunistas" entra em vigor, usada por gente que não sabe nem a origem etimológica da palavra comum, algo que se aprende lá no ensino fundamental, na primeira fase ainda...


Nesse sentido, a primeira postagem da série "Coisas de COVID-19" me permito a responder algumas coisas porque não sou obrigada a ouvir e ficar calada.

Por aqui fico, lembrando que há mais entre um pescoço e um umbigo do que supõe um cabeça oca, implanto a dúvida: quem sabe a culpada China teve mesmo foi a decência de avisar, talvez até por ter perdido o controle, que havia um surto epidêmico de corona vírus, algo que outros, deixaram passar, não viram, não se ligaram no que poderia estar acontecendo, não inspecionavam mercados de peixes vindos de águas quiçá contaminadas... pode haver mais coisas do que afirma o tiozão do Zap. Mas garanto, vão muito além de umas 5 frases em caixa alta que te pedem para compartilhar pra salvar o mundo dos comunistas. 

Conteúdos similares sobre "origem" do vírus e as novidades:




https://www.bbc.com/portuguese/geral-52506223






Nenhum comentário:

Postar um comentário